fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Entrevistas Nova rede social reúne pessoas com diabetes tipo 1, familiares e profissionais de saúde em um só lugar

Por Letícia Martins, jornalista especializada em saúde*   Um espaço online para conhecer outras pessoas com diabetes, comentar fotos, ler artigos, comprar um produto útil para o […]

Letícia Martins | 23/08/2022

Por Letícia Martins, jornalista especializada em saúde*

 

Um espaço online para conhecer outras pessoas com diabetes, comentar fotos, ler artigos, comprar um produto útil para o tratamento ou simplesmente se divertir, curtindo os posts.

Essa é a proposta da Rede Tipo 1, lançada em janeiro de 2022 pelo médico Leonardo Zimmerman, que explica: “Nossa ideia é reunir em um mesmo lugar tudo o que esses usuários precisam para aprender sobre a condição, trocar experiências e cuidar da saúde. Para nós, o mais importante é criar uma Comunidade”.

Zimmerman não está sozinho nesta jornada. Além da diretora de marketing Jaqueline Kassawara, ele conta com a parceria de três influenciadoras digitais que são tipo 1: Beatriz Scher (@biabetica), Caroline Naumann (@canaumann) e Daniela Olmos (@somaisumadm1). Apesar de ser Tipo 1 no nome, a rede é aberta para familiares, amigos, cuidadores e profissionais de saúde.

 

Confira abaixo uma entrevista com esse time criativo.

 

Momento Diabetes: Quando a Rede Tipo 1 foi criada?

Leonardo Zimmerman: A rede Tipo 1 foi ao ar em janeiro de 2022. A ideia inicial foi minha e todo o projeto começou de um sonho e da vontade de realizar um propósito. Nós queremos dar vez e voz às pessoas com diabetes tipo 1. Queremos que as pessoas (pacientes, familiares e amigos) tenham acesso à informação, produtos e serviços para tomarem as melhores decisões em relação à sua saúde. Depois de algum tempo de laboratório e diferentes formatos testados, chegamos à conclusão de que a melhor forma de dar vida a esse nosso propósito era mesmo criar uma rede social.

 

Momento Diabetes: Como surgiu a ideia de uma rede social específica para quem tem diabetes tipo 1?

Leonardo Zimmerman: Como médico, carreguei uma frustração: tinha vontade de melhorar a vida dos meus pacientes e de impactar muitas pessoas ao longo da minha trajetória, mas sempre esbarrei em limitações. Na maior parte do tempo, quem melhora a vida dos pacientes são eles mesmos, antes de mais ninguém. E, por mais que eu quisesse, só conseguiria ajudar a um paciente de cada vez.

Nunca me conformei com essas limitações e, ao longo da minha vida profissional, busquei maneiras de contorná-las. Então, nos últimos anos, foi tomando forma a ideia de usar a tecnologia para reunir as pessoas e possibilitar que elas pudessem se conscientizar e ajudar umas às outras, gerando impactos positivos na vida de todas elas – as que ajudam e as que recebem ajuda…

 

Momento Diabetes: Quem são as pessoas envolvidas na criação da Tipo 1?

Leonardo Zimmerman: O formato que escolhemos para fazer isso, com os recursos e funcionalidades que temos, é em grande parte responsabilidade da Jaqueline Kassawara, nossa Diretora de Marketing e Produtos. A Jaque é formada em marketing, mas é uma pessoa super curiosa que, além de ter muita experiência em saúde, estuda profundamente assuntos como comportamento do consumidor e jornada do paciente. A inteligência e a sensibilidade dela, em última análise, construíram a experiência que as pessoas têm na rede social, bem como a voz e o carinho que estão presentes em todos os cantos da Tipo 1.

Ao longo dessa jornada, nós ainda tivemos a felicidade de conhecer a Bia (@biabetica), a Dani (@somaisumadm1) e a Carol (@canaumann). Nosso convívio tem sido tão intenso, elas já trouxeram tantas contribuições, informação e senso de pertencimento que hoje nós já podemos dizer que a Tipo 1 não seria o que é sem a ajuda delas.

 

Momento Diabetes: Existem vários grupos destinados a pessoas com diabetes já criados em redes sociais, como Facebook, e aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram. Qual o diferencial da Tipo 1?

Leonardo Zimmerman: A grande diferença da Tipo 1 em relação aos demais grupos é que ela foi pensada, do início, para atender ao propósito que comentamos. Então, todos os recursos e ferramentas da rede têm função e contribuem para a nossa causa, que é empoderar as pessoas para que se tornem donas de suas jornadas de cuidados.

Cada detalhe da rede vem sendo pensado para oferecer uma experiência melhor para seus membros. Por exemplo, nós somos a única rede social que reúne em uma única jornada, o conteúdo, a experiência social (fazer amizade com pessoas nas mesmas condições), os serviços (cursos, eventos, lives, grupos, salas de discussão etc.) e os produtos (disponíveis em nosso marketplace) de interesse das pessoas com DM1, seus amigos e familiares.

Momento Diabetes: O que a Tipo 1 pretende agregar aos usuários?

Leonardo Zimmerman: A nossa ideia é reunir tudo o que esses usuários precisam, para aprender sobre a condição, para trocar experiências ou para cuidar de sua saúde, num só lugar. Então, a intenção é mesmo de facilitar, de trazer soluções, de ajudar essas pessoas a enfrentar os desafios do dia a dia.

Agora, para nós, o mais importante é criar uma Comunidade. Nós sabemos que a tarefa de dar vida ao nosso propósito é tão complexa, que precisaríamos de mais pessoas conosco – de todas as pessoas! É como diz aquele provérbio – “É preciso uma aldeia inteira para criar um filho”. Quando estamos diante de tarefas muito complexas, como educar filhos, ou empoderar pacientes, é preciso mais do que o círculo de pessoas mais próximas. É preciso uma Comunidade!

Acesse a Rede Tipo 1. É gratuito! 

 

Momento Diabetes: Quem pode participar da Tipo 1? Somente pessoas com diabetes tipo 1?

Leonardo Zimmerman: A rede está aberta a todas as pessoas. Pacientes com DM1, seus familiares, amigos, profissionais de saúde e outros interessados no assunto. Nós acreditamos que o fato de a rede ser especializada melhora a experiência dos membros, aproxima as pessoas e cria mais oportunidades de crescimento, para todos.

Por outro lado, embora o conteúdo seja voltado para pacientes com diabetes tipo 1, temos recebido alguma demanda (que é bem-vinda, claro…) de pessoas com diabetes tipo 2, interessadas em diversos temas que são comuns às duas condições, bem como na experiência social e nos nossos serviços. Nós inclusive temos pensado em formas de expandir a rede para alcançar essas pessoas, num futuro próximo…

 

Momento Diabetes: Por que fazer parceria com a Momento Diabetes?

Leonardo Zimmerman: A parceria com a Momento Diabetes estava sendo muito esperada. A revista é um modelo para nós: pela qualidade dos conteúdos, abrangência dos temas e alcance das publicações.

Vou contar um fato interessante – antes de começarmos a desenvolver a rede, tivemos um período de pesquisa e aprendizado, no qual pudemos discutir de forma aprofundada, as principais questões relacionadas ao universo de quem tem DM1.

Conversamos nessa época com médicos, pacientes e familiares. E, mais de uma vez, quando questionávamos sobre a sensação de solidão que, às vezes, o diagnóstico de uma condição crônica de saúde traz, as pessoas nos disseram que usavam a revista como forma de conhecer a realidade de outras pessoas na mesma situação – de se “aproximar” de alguma forma dessas pessoas

Então, para nós, é motivo de orgulho e satisfação ter a Momento Diabetes presente na Tipo 1 – tenho certeza de que muitos frutos virão dessa parceria – e quem ganha é a Comunidade!

 

Gostou da entrevista?

Calma, não vai embora! Ela continua na parte 2, pois fizemos questão de conversar com as influenciadoras digitais que também ajudam a tornar a Rede Tipo 1 um ambiente acolhedor e muito dinâmico para quem tem diabetes. Clique aqui para ler.

 

Leia mais:

Momento Diabetes cria grupo no Telegram para interagir com os leitores

Tecnologia a serviço do cuidado integral do paciente com diabetes

Instituto da Criança com Diabetes faz uso da tecnologia no atendimento a pessoas com DM1

Compartilhe