fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Entrevistas “A Tipo 1 é uma rede de apoio virtual que te motiva e ajuda a seguir adiante”

Que Mark Zuckerberg fique bem atento, pois acabou de nascer uma rede social muito mais acolhedora, dinâmica e multifuncional para as pessoas com diabetes. A Rede Tipo […]

Letícia Martins | 23/08/2022

Que Mark Zuckerberg fique bem atento, pois acabou de nascer uma rede social muito mais acolhedora, dinâmica e multifuncional para as pessoas com diabetes. A Rede Tipo 1!

 

Por Letícia Martins, jornalista especializa em saúde e editora-chefe da revista Momento Diabetes

 

Brincadeiras à parte, a nova rede social, lançada em janeiro de 2022, já está movimentando a comunidade de pessoas com diabetes na internet, incluindo familiares, amigos e profissionais de saúde que cuidam e convivem com esse público.

A rede Tipo 1 foi criada pelo médico Leonardo Zimmerman, que explica: “Nossa ideia é reunir em um mesmo lugar tudo o que esses usuários precisam para aprender sobre a condição, trocar experiências e cuidar da saúde. Para nós, o mais importante é criar uma Comunidade”.

Segundo ele, a grande diferença da Tipo 1 em relação às demais redes sociais, é que ela foi pensada desde o início para reunir e atender pessoas com diabetes tipo 1. Por isso, todos os recursos e ferramentas da rede têm função e contribuem para a essa causa.

Leia a entrevista com Leonardo Zimmerman, CEO e fundador da rede Tipo 1

Zimmerman não está sozinho nesta jornada. Além da diretora de marketing Jaqueline Kassawara, ele conta com a parceria de três influenciadoras digitais que são tipo 1: Beatriz Scher (@biabetica), Caroline Naumann (@canaumann) e Daniela Olmos (@somaisumadm1). Apesar de ser Tipo 1 no nome, a rede é aberta para familiares, amigos, cuidadores e profissionais de saúde.

Confira o bate-papo com elas:

Momento Diabetes: Estar presente e participar ativamente nas redes sociais ajuda na aceitação e na adesão ao tratamento do diabetes? De que forma?

Tipo 1: Encontrar pessoas que têm a mesma rotina, acompanhar pessoas “iguais” a você traz uma sensação de que “não estou sozinha”. É uma rede de apoio virtual que te motiva e ajuda a seguir adiante. Encontrei diversas pessoas na internet que hoje são grandes amigos!

 

Momento Diabetes: Vocês acham que estar ativamente numa rede social focada em diabetes é fazer parte de uma bolha ou de uma comunidade? Até que ponto isso é positivo?

Tipo 1: É fazer parte de uma comunidade “bolha”! Afinal, ali, só quem vivencia e experimenta a condição de perto faz parte: isso dá mais liberdade para conversa, trocar experiências reais, aprofundar assuntos. Diferente de uma rede social não focada, onde a conversa é mais superficial e aborda a condição como “alerta” para a população em geral. Na Tipo 1, a participação, interação e troca são muito mais fáceis!


Momento Diabetes: Em nome da saúde mental, o que pode e o que não se pode fazer em uma rede social?

Tipo 1: Os limites são diferentes para cada um, mas no âmbito da saúde, a experiência dos outros não pode valer como regra. É importante seguir com seu profissional de saúde, avaliar as melhores opções personalizadas e evitar comparações injustas.

 

Momento Diabetes: É possível manter-se informado e ter acesso a bons conteúdos sobre diabetes em redes sociais?

Tipo 1: Com certeza! A oferta de conteúdo está cada vez melhor e mais acessível: estudos, novidades, notícias, experiências pessoais. Tem de tudo! Sempre, é claro, é necessário procurar por fontes seguras e perfis de confiança.

 

Momento Diabetes: Na Tipo 1, como o usuário poderá distinguir o que é um conteúdo educativo e informativo do que é opinião e experiência individual?

Tipo 1: Todo o conteúdo produzido pela equipe de redatores e profissionais de saúde da Tipo1 é indicado pelos dizeres “Equipe Tipo 1”. Esse é o conteúdo que passa pela curadoria do Conselho Editorial Médico da rede. Os demais conteúdos, que não têm essa indicação, são conteúdos de membros, e devem ser avaliados com a cautela necessária, como em qualquer outro local na internet.

É claro, nós temos na Tipo 1 a felicidade de ter parceria com produtores tradicionais de conteúdo educacional a respeito de diabetes, de excelente qualidade e reputação conhecida, como o grupo G7 Diabetes e a própria Momento Diabetes.

 

Leia mais:

Nova rede social reúne pessoas com diabetes tipo 1, familiares e profissionais de saúde em um só lugar

Momento Diabetes cria grupo no Telegram para interagir com os leitores

Tecnologia a serviço do cuidado integral do paciente com diabetes

Instituto da Criança com Diabetes faz uso da tecnologia no atendimento a pessoas com DM1

Compartilhe