fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Giro Saúde Novela da Globo tem primeira personagem com diabetes tipo 1 na TV aberta

Personagem promete trazer visibilidade ao DM1 na TV aberta, ajudando a informar milhões de brasileiros sobre essa condição autoimune.

Momento Diabetes | 01/04/2025

Personagem promete trazer visibilidade ao DM1 na TV aberta, ajudando a informar milhões de brasileiros sobre essa condição autoimune.

Por Priscila Horvat*

O remake de ‘Vale Tudo’ estreou nessa segunda-feira (31/03/2025) como a novela das 21h na TV Globo e trouxe uma novidade importante para a teledramaturgia brasileira e para a comunidade azul: pela primeira vez, uma personagem com diabetes tipo 1 (DM1) terá destaque em uma novela.

Solange Duprat, interpretada por Alice Wegmann, será uma profissional bem-sucedida que lida com a condição no dia a dia, tornando-se um marco na representatividade da doença na TV aberta. A atriz já percebe o impacto dessa abordagem antes mesmo da exibição dos primeiros capítulos.

Em entrevistas, Alice revelou que tem recebido diversas mensagens de mães de crianças com diabetes, ansiosas para saber como a novela tratará o tema. Segundo a atriz, o objetivo da produção é abordar a condição de maneira natural, retratando os desafios e a rotina das pessoas que vivem com o DM1, mas sem estereótipos ou dramatizações exageradas.

Representatividade em horário nobre

A inclusão de uma personagem com DM1 em uma novela de grande audiência representa um avanço na conscientização sobre a condição, que afeta aproximadamente 600 mil brasileiros, que precisam fazer o monitoramento constante da glicemia, contagem de carboidratos, aplicação diária de insulina, lidar com episódios de hipo e hiperglicemia e, ainda, ter um acompanhamento com um profissional de saúde.

A novela vai servir, também, para facilitar o entendimento da população em relação aos tipos da doença. Nossa torcida é para que a personagem consiga, no meio da trama, esclarecer mitos e trazer informações essenciais do dia a dia de quem convive com o diabetes para o público.

Impacto na comunidade azul

A novela ‘Vale Tudo’ tem um elenco de peso e promete manter o tom original da versão de 1988, porém, adaptando-se à realidade contemporânea. Na história, Solange é uma diretora de criação de uma grande agência de conteúdo. Inteligente, bem-humorada e independente, ela equilibra a vida profissional e pessoal sem deixar que o diabetes seja um obstáculo.

A maneira como a personagem vai administrar a doença e como isso será inserido no roteiro ainda não foi divulgado, mas há grande expectativa sobre o impacto dessa representação na conscientização do público. O DM1 nunca esteve tão em evidência na televisão aberta. Se a condição for abordada da maneira correta, a novela pode ajudar a derrubar alguns tabus e a mudar a forma como a população enxerga a condição.


*Priscila Horvat é jornalista com foco em saúde e integra a equipe da Momento Diabetes.

Compartilhe