fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Giro Saúde Ministério da Saúde inclui medicamento para tratar o diabetes na Farmácia Popular

É a primeira vez desde 2011 que novos medicamentos são incorporados no programa   O Ministério da Saúde incorporou cinco novos medicamentos ao programa Farmácia Popular, usados […]

Redação | 11/10/2022

É a primeira vez desde 2011 que novos medicamentos são incorporados no programa

 

O Ministério da Saúde incorporou cinco novos medicamentos ao programa Farmácia Popular, usados no controle do diabetes e hipertensão arterial. O anúncio foi feito no Dia Mundial do Coração (29/09) e publicado no Diário Oficial da União DOU) no dia 30, conforme Portaria nº 3.677. Os remédios estarão disponíveis para a população em 30 dias a partir da publicação no DOU.

O medicamento para controlar o diabetes tipo 2 incorporado recentemente na Farmácia Popular é o Dapagliflozina 10 mg, um inibidor de SLGT-2 que ajuda a eliminar o excesso da glicose (açúcar) pelos rins, evitando a nefropatia. Além disso, o medicamento também ajuda a prevenir a insuficiência cardíaca (mau funcionamento do coração). De acordo com a Portaria, “os medicamentos para o diabetes mellitus associada a doença cardiovascular somente serão dispensados para pacientes a partir de 65 anos”.

Os outros quatro medicamentos incorporados são: besilato de anlodipino 5 mg (hipertensão arterial); succinato de metoprolol 25 mg (hipertensão arterial); espironolactona 25 mg (hipertensão arterial) e furosemida 40 mg (hipertensão arterial).

Segundo o Ministério da Saúde, o Farmácia Popular é um dos principais programas para distribuição de medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e atende mais de 20 milhões de brasileiros. Atualmente, o programa conta com mais de 30 mil farmácias credenciadas, distribuídas em 4.397 municípios. Entre 2018 e 2021, a quantidade de medicamentos distribuídos aumentou de 13,8 bilhões para 14,3 bilhões de unidades. Até junho deste ano, mais de 7,2 bilhões de remédios já foram entregues para a população brasileira.

 

Clique aqui e confira a lista de medicamentos oferecidos no Programa Farmácia Popular.

 

Leia mais: Medicamentos modernos e menos invasivos são destaques em congresso europeu

Medicamentos orais para tratar o diabetes

 

Compartilhe