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Alimentação Inverno pede sopa

***Texto escrito pela nutricionista Martha Amodio, coordenadora do caderno de receitas da Momento Diabetes e publicado na edição 17. Chegamos na metade do ano e em diversas cidades já […]

Martha Amodio | 15/06/2021

***Texto escrito pela nutricionista Martha Amodio, coordenadora do caderno de receitas da Momento Diabetes e publicado na edição 17.

Chegamos na metade do ano e em diversas cidades já dá para sentir a temperatura ambiente caindo. Nesse período, fica muito difícil comer comida fria, como saladas, por isso as sopas se tornam uma excelente opção. O Momento Delícia da vez traz uma seleção delas e têm para todos os gostos, até sopa fria, visto que, em algumas regiões no Brasil, o inverno não significa necessariamente dias gelados.

Muitas vezes a sopa acaba sendo servida como prato principal em vez de entrada ou acompanhamento. quando isso acontece é normal sentir aquela fominha logo depois de comer. Aí, a tendência é completar com pão biscoito, entre outros lanchinhos. Essa atitude não é a ideal, pois pode comprometer o controle glicêmico, além de trazer uns quilinhos extras ao corpo.

Pensando nisso, nossa equipe preparou este especial para ensinar você como utilizar a sopa a favor da sua saúde e da saciedade.

Ao fazer uma sopa que irá substituir uma refeição, é preciso ter em mente três princípios básicos: a textura, o sabor e o equilíbrio dos nutrientes.

Podemos consumir sopa todos os dias, mas devemos tomar cuidado com as combinações entre os nutrientes, que devem ser feitas com base nos três principais grupos:

1) Grãos, cereais e pães;

2) alimentos ricos em proteínas e

3) legumes e verduras. Este último grupo pode ser representado por mais de um alimento na sua sopa.

Dependendo dessa combinação a sopa será uma refeição completa, ou uma entrada, substituindo a salada do verão, por exemplo, ou, ainda, um saboroso acompanhamento.

No nosso especial, considere o seguinte:

  • Refeições completas: caldo verde low carb, no qual você pode adicionar croûtons se quiser uma fonte de carboidrato para completar; sopa de lentilhas; canja de quinoa; sopa de inhame com shimeji; sopa de cenoura com gengibre, que, neste caso é completa porque leva caldo de carne na receita.
  • Entrada: gaspacho e creme de abóbora, que fica ótimo com os palitinhos de tofu (ricos em proteína).

Para um bom controle glicêmico, não esqueça de fazer a contagem de carboidrato e consultar seu nutricionista, ok?

Confira abaixo as receitas do caderno Momento Delícia da edição 17 da Momento Diabetes. As receitas foram preparadas pelas culinaristas e colaboradoras da Momento Diabetes Alena Barros e Viviane Bianconi.

Toppings

  • Cebola caramelizada
  • Palitinhos de tofu
  • Crisp de couve
  • Croûtons sem glúten

Entradas

  • Creme de abóbora
  • Gaspacho

Refeições

  • Caldo verde low carb
  • Sopa de lentilhas
  • Canja de quinoa
  • Creme de leite de inhame
  • Sopa de cenoura com gengibre
  • Caldo de carne
  • Sopa de cogumelos
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