Por Priscila Horvat*
O Ministério da Saúde, por meio da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) abriu, no dia 17 de setembro, duas consultas públicas para avaliar a necessidade de incorporação de insulinas análogas para o tratamento do diabetes tipo 2 (DM2). As contribuições da população podem ser enviadas até o dia 07 de outubro de 2024.
A consulta pública é uma forma de todas as pessoas interessadas contribuírem com opiniões e relatos sobre assuntos de interesse coletivo. Essas duas consultas públicas, especificamente, são uma oportunidade valiosa para quem tem diabetes, seus familiares, cuidadores, amigos e toda a sociedade participar ativamente de uma discussão que pode beneficiar quem faz tratamento de DM2 pelo SUS.
A consulta pública Conitec/SECTICS nº 62/2024 foi aberta para receber contribuições sobre as insulinas análogas de ação rápida para tratamento do DM2. Esse tipo de insulina oferece um controle mais preciso da glicemia pós-prandial, isto é, após as refeições, e são produzidas por meio de clonagem molecular, modificando a molécula da insulina humana para acelerar o seu efeito no organismo.
Já a consulta pública Conitec/SECTICS nº 63/2024 é específica para receber relatos da sociedade sobre os benefícios das insulinas análogas de ação prolongada para tratamento do DM2.
Como participar das consultas públicas
Qualquer pessoa pode participar da consulta pública, principalmente quem tem ou convive com DM2, profissionais de saúde, pesquisadores e representantes de organizações médicas.
Cada contribuição é importante para a construção e validação de uma política de saúde mais eficiente e inclusiva.
Para participar da consulta, os interessados devem acessar o site referente a cada uma das consultas, fazer o login e preencher os campos. O prazo termina no dia 7 de outubro de 2024.
- Consulta pública sobre as insulinas análogas de ação rápida, clique aqui.
- Consulta pública sobre as insulinas análogas de ação prolongada, clique aqui.
Para mais informações, entre em contato pelo e-mail participacaosocial@presidencia.gov.br.
Lembre-se: essa consulta pública é uma chance de contribuir para a melhoria do tratamento do diabetes no Brasil. Participe e faça sua voz ser ouvida!
*Priscila Horvat é jornalista com foco em saúde e integra a equipe da Momento Diabetes.