Por Priscila Horvat*
A alimentação desempenha um papel de extrema importância no manejo diário do diabetes, exigindo atenção constante à qualidade dos alimentos consumidos. Em um mundo onde os produtos industrializados dominam as prateleiras dos supermercados, a tarefa de identificar opções realmente saudáveis pode se tornar um desafio.
Pensando nisso, a Momento Diabetes questionou a nutricionista Fernanda Tupinambá, durante uma live, sobre como esse momento poderia ser facilitado. A profissional indicou um aplicativo que promete revolucionar a forma como pacientes com diabetes fazem suas escolhas alimentares: o Desrotulando.
Mas, antes de procurar pelo aplicativo, é necessário “mudar a chavinha” em frente à gôndola do mercado. Antes de colocar algo no carrinho, vale a pena questionar a origem dele. Afinal, será que aquele produto feito de tomate ou de milho, por exemplo, são saudáveis? Para facilitar o entendimento do consumidor, a nutricionista falou sobre o extrato de tomate. “Tem extrato de tomate que é feito 100% de tomate mesmo. Mas há aqueles que parecem, mas não são: eles vêm com aditivos, sal, açúcar, óleo, entre outras substâncias. Então, é importante olhar com atenção antes de consumir”. Ou seja: é uma fake news acreditar que só por ser feito à base de um alimento natural (o tomate, no caso), o produto é 100% saudável.
E é justamente para facilitar essas escolhas que o aplicativo Desrotulando surge como um poderoso aliado. Fernanda detalhou o funcionamento da ferramenta: “Esse aplicativo é muito simples e tem uma base de muitos alimentos. Basta escanear o rótulo do produto alimentar usando o app mesmo”. Mais do que apenas exibir a tabela nutricional, o Desrotulando vai a fundo na análise do produto. “Na hora, ele mostra toda a informação nutricional, se é um alimento mais in natura, se tem aditivo etc.”. Essa capacidade de identificar aditivos e processamentos adicionais é valiosa para pessoas com diabetes, que precisam monitorar a ingestão de açúcares escondidos, sódio e outros componentes que podem impactar diretamente na glicemia e a saúde geral.
A nutricionista destaca a praticidade e a agilidade da ferramenta: “Em cerca de um minuto, já é possível identificar qual das opções é mais viável e faz mais sentido para a pessoa, o que ajuda bastante”, afirma Fernanda.
Como usar o aplicativo
O app Desrotulando está disponível para download em smartphones (iOS e Android). Para utilizá-lo, siga os passos:
- Baixe o aplicativo “Desrotulando” na loja de aplicativos do seu celular;
- Abra o aplicativo e localize a função de “escanear código de barras”;
- Posicione a câmera do celular sobre o código de barras do produto;
- Em poucos segundos, o aplicativo exibirá uma pontuação de saúde, informações nutricionais detalhadas, lista de ingredientes e alertas sobre aditivos e processamento.
O aplicativo ainda permite adicionar filtros para encontrar produtos sem açúcar e sem lactose, por exemplo, além de personalizar de acordo com a necessidade de saúde do usuário. Para facilitar visualmente, o Desrotulando apresenta um “score” para os produtos, que leva em consideração as informações descritas na lista de ingredientes e na tabela nutricional do produto. Quanto maior a nota, melhor o produto.
Para mais informações sobre a classificação dos alimentos e dicas valiosas da nutricionista Fernanda Tupinambá, assista à live completa:
*Priscila Horvat é jornalista com foco em saúde e integra a equipe da Momento Diabetes.