Coloque seu celular no modo retrato

São muitos benefícios em ser assinante! Cadastre-se, Deguste sua Edição GRÁTIS e Assine!

Notícias Educação em diabetes: saiba onde procurar informação para o tratamento

Brasil é o quarto país com o maior número de pessoas com diabetes no mundo, mas poucos veículos abordam o assunto com seriedade.

Sarah Almeida | 02/07/2019

Educação em diabetes: saiba onde procurar informação para o tratamento

No início deste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu como prioridade para 2019 o controle de doenças crônicas não transmissíveis, como o diabetes, que atinge mais de 420 milhões de pessoas no planeta. Nosso país ocupa o quarto lugar nesse ranking mundial, com mais de 13 milhões de brasileiros com diabetes.

Os números impressionam. Por isso, entre ações para controlar o diabetes, a OMS sugere campanhas de conscientização sobre a importância da alimentação equilibrada, da prática regular de atividade física e de hábitos de vida saudáveis. Aliada a esse tripé de cuidados está a educação em diabetes. Cada vez mais os especialistas chamam a atenção para o fato de que paciente bem informado e empoderado tem mais chances de alcançar o bom controle.

É por esta razão que a revista Momento Diabetes existe. Especializada no tema “diabetes”, ela é a única publicação impressa e digital periódica voltada para o público final. Com uma linguagem de fácil acesso, a revista aborda temas como tecnologia, monitoramento da glicemia, atividade física, bem-estar, alimentação e receitas.

Esses dois últimos assuntos, aliás estão ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas que se preocupam com a qualidade do que vão comer. É o caso da nutricionista Suelen Oliveira, de 25 anos, que se importa com a alimentação, pois isso faz parte da sua profissão e porque ela própria tem diabetes tipo 1.

Jovem segurando revista Momento Diabetes durante feira NaturalTech

A nutricionista, Suelen não conhecia a Momento Diabetes mas se interessou na categoria Momento Delícia da revista e aproveitou a naturaltech para garantir uma edição (foto: Sarah Almeida)

Suelen foi uma das mais de 15 mil pessoas que participaram da Natural Tech, feira de alimentação natural que aconteceu entre os dias 05 e 08 de junho, no Parque Anhembi, em São Paulo, e reuniu cerca de 550 expositores, entre eles a Momento Diabetes. Ela passou pelo estande da revista e saiu de lá com o seu exemplar. Além de um estande, a Momento Diabetes coordenou um workshop sobre alimentação para pessoas com doenças crônicas, que, aliás, esteve lotado.

Mas se sobra interesse no público com diabetes em se manter informado, ainda há pouco espaço na mídia para abordar o assunto com seriedade. Além disso, há sites e perfis em redes sociais que ainda propagam mitos sobre o diabetes. O endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri, pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, comentou sobre esse assunto na revista Momento Diabetes nº 15. Confira o que ele falou:

“Realmente estamos passando por uma fase muito ruim de fake news (notícias falsas) e o diabetes infelizmente é um dos focos. Vemos alguns profissionais de saúde mal-intencionados, divulgando notícias estranhas, mirabolantes e cobrando por isso. Gostaria de destacar aqui o papel de médicos comprometidos em usar as redes sociais para trazer a informação correta, e de revistas, como a Momento Diabetes, que nos ajudam nessa militância em busca de informação de qualidade.

Precisamos entender que a informação é a base do tratamento do diabetes. Acredito que a melhor maneira de acabar com esses mitos todos é reforçar a educação em diabetes. Também acredito que temos que identificar e processar em todas as esferas os maus profissionais e pessoas mal-intencionadas, mas não só isso. Repare que os portais de fake news geralmente têm um design bacana, um vídeo legal, um locutor falando bonito. Então, os canais de comunicação de sociedades médicas, associações e outros que são sérios também precisam ter um visual bacana e um conteúdo legal, para atrair os pacientes, familiares e amigos. Assim, vamos minar o mau conteúdo”.

Endocrinologista Carlos Eduardo Curi no evento Endodebate 2018

O endocrinologista Carlos Eduardo Curi diz se preocupar com as fake news e a desinformação a respeito do diabetes (foto: divulgação Endodebate)

Onde buscar ajuda

Assim, se você tem diabetes ou conhece alguém que tem, vale ficar bem atento sobre as informações que circulam por aí. Procure sempre checar se a fonte é confiável e, na dúvida, consulte um especialista no assunto.

Nós, da Momento Diabetes, sempre priorizamos sites e publicações como os da Sociedade Brasileira de Diabetes e Associação Americana de Diabetes, de associação de apoio a pacientes com diabetes que conhecemos, como ADJ Diabetes Brasil e ANAD, além de consultarmos especialistas em diabetes.

E você, como se informa sobre diabetes? Conte pra gente!

Compartilhe