fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

São muitos benefícios em ser assinante! Cadastre-se, Deguste sua Edição GRÁTIS e Assine!

Giro Saúde Caneta da saúde: insulinas cada vez mais modernas

Um século de inovação no tratamento do diabetes resultou em maior qualidade devida a milhões de pessoas. Saiba mais sobre a caneta da saúde!

Patrocinado* | 06/07/2021

Desde a descoberta da insulina, em 1921, o tratamento do diabetes passou por muitas inovações com o objetivo de chegar o mais perto possível de uma resposta insulínica similar à natural, proporcionando maior qualidade de vida e menos hipoglicemias a milhões de pessoas com a condição.

Um dos progressos mais importantes aconteceu em 1946, com o desenvolvimento da insulina NPH, que possui ação prolongada no organismo. Em 1982, a Novo Nordisk® se tornou a primeira empresa no mundo a oferecer aos pacientes uma insulina humana, feita por meio da alteração química da insulina extraída de porcos. Outro marco dessa história foi em 1985, com a chegada da primeira caneta de insulina do mundo. A partir daí, os pacientes passaram a contar com uma opção mais precisa, simples e confortável para injetar insulina.

Já na década de 2010, com o desenvolvimento das insulinas análogas de nova geração, o tratamento do diabetes se tornou ainda mais individualizado e, em 2019, com o lançamento de uma nova insulina asparte de ação ultrarrápida, o tempo esperado entre a aplicação da insulina e o início da refeição foi reduzido.

E o futuro? “Queremos um futuro sem hipoglicemias e com mais liberdade”, afirma a diretora médica da Novo Nordisk®, Priscilla Mattar. Por isso, um dos grandes objetivos da empresa é desenvolver a chamada “insulina inteligente”. Foco em pesquisas clínicas, desenvolvimento de dispositivos médicos e soluções digitais de saúde são o caminho para se chegar a mais uma inovação revolucionária.

ACESSO ÀS INSULINAS

Toda essa evolução não teria tanto valor se não estivesse ao alcance dos pacientes. Em 2006, a insulina passou a ser fornecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com a instituição da Lei Federal de n° 11.347. Recentemente, o SUS também começou a oferecer a caneta pré-preenchida de insulina humana NPH e Regular, produzida no Brasil.

*Conteúdo patrocinado pela Novo Nordisk®, líder global de saúde dedicada a promover mudanças para vencer o diabetes e outras doenças crônicas graves, como obesidade e distúrbios hematológicos e endócrinos raros. Isso é possível porque a Novo Nordisk® é pioneira em descobertas científicas disruptivas e trabalha para a ampliação do acesso aos seus medicamentos e na prevenção e cura de doenças.

Saiba mais em www.novonordisk.com.br e siga-nos nas redes sociais.
Novo Nordisk Farmacêutica do Brasil LTDA.
BR21DI00021. Junho de 2021. Material destinado ao público em geral.

Compartilhe