fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Notícias Exercícios físicos e alimentação: dois assuntos importantes discutidos no Congresso Internacional de Obesidade (ICO 2024)

Aliar as duas estratégias é fundamental para perder gordura corporal e manter o peso adequado; a novidades são os snacks de exercícios.

Momento Diabetes | 27/11/2024

Por Letícia Martins*

Todos sabemos dos diversos benefícios que a prática de exercícios físicos promove na saúde tanto física quanto mental. Não é à toa que este tema tem uma seção fixa na revista Momento Diabetes (afinal, acreditamos na importância dele!) e é recomendado pelas sociedades médicas como uma das medidas mais importantes para controlar o diabetes e reduzir o risco de desenvolver problemas de saúde.

Mas, e em relação à obesidade, qual o benefício deles? “Isoladamente, o impacto do exercício físico para a perda de peso é pequeno. E não adianta malhar e comer mal. Ou seja, é preciso unir alimentação e exercício para promoção da perda de peso”, afirmou a nutricionista Ticiane Bovi Gonçales, educadora em diabetes, doutora e mestra em Ciências Médicas pela Universidade de Campinas (Unicamp).

Segundo Dra. Ticiane, essas foram algumas das conclusões do Congresso Internacional de Obesidade (ICO), que aconteceu entre os dias 26 e 29 de junho, em São Paulo. O evento, organizado pela Federação Mundial de Obesidade, reúne os principais especialistas, pesquisadores e formuladores de políticas de todo o mundo para discutir e enfrentar a crescente epidemia global de obesidade.

O Congresso mostrou que a obesidade é uma doença crônica, que o corpo tenta se adaptar à restrição calórica, que não existe a dieta “bala de prata” e que os ultraprocessados podem prejudicar – e muito – a nossa saúde.

Outro ponto abordado pelo ICO 2024 foi a importância do exercício físico na manutenção da massa magra durante o processo de emagrecimento. “Sempre haverá perda de massa magra no processo de emagrecimento, mas o exercício físico pode ajudar na manutenção. E, só para lembrar, o nosso tecido muscular é um grande consumidor de calorias, logo, se o perdemos, perdemos um grande consumidor de energia”, explicou Dra. Ticiane.

Snacks de exercícios

Ela destacou também que, em uma das sessões do ICO, o assunto em evidência foram os exercise snacks – ou snacks de exercícios – que são períodos curtos de exercícios ao longo do dia para afastar o sedentarismo fisicamente ativo. “Nessa sessão do congresso, foi discutido que, mesmo praticando atividade física de maneira regular, nós ainda podemos ser sedentários fisicamente ativos. Sou eu, você e qualquer pessoa que faz exercícios físicos rotineiramente, mas trabalha sentado o dia inteiro”, disse a nutricionista.

Para nos tirar da inércia ao longo do dia, a estratégia é apostar nos snacks de exercícios: caminhar pelo escritório, subir um lance de escadas, fazer uma ginástica laboral ajuda. Quem explica sobre os snacks de exercícios com mais detalhes é a Sonia de Castilho, profissional de Educação Física, educadora em diabetes e membro do Departamento de Educação da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD): “Os tais snacks significam rápidas sessões de exercícios – de 1 a 5 minutos – que podem (devem) ser feitos várias vezes durante o dia”, escreveu a profissional na matéria “Pausas ativas, saúde em alta”, publicada na edição 06 da DIABETESmagazine, revista oficial da SBD.

O tempo dos exercícios são curtos, mas os benefícios são muitos: melhora da saúde do coração e dos pulmões, além de controlar os níveis de açúcar no sangue são alguns deles. Mas em seu texto, Sonia esclarece que não existe um protocolo considerado ideal para fazer os snacks, mas é consenso que a constância é essencial. “Assim, o recomendado é realizar pausas ativas pelo menos três vezes ao dia, de preferência todos os dias. A ênfase aqui para o ‘pelo menos’, pois o ideal é repetir os snacks sempre que possível”, escreveu Sonia.

Dra. Ticiane, que viu a apresentação dos especialistas no ICO 2024 sobre o tema, reforça: “Os snacks de exercício podem ajudar na prevenção de eventos cardiovasculares. Quer melhor motivo para sair desta inércia?”.


*Letícia Martins é jornalista, editora-chefe da Momento Diabetes e fundadora da Momento Saúde Editora.

Compartilhe