fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Tratamento Desafio alimentar após o diagnóstico de diabetes

Há muitos elementos emocionais no que se trata da alimentação e, por questões culturais, a nossa sociedade encara o ato de comer como essencial à sensação de […]

Elcilene Souza | 13/05/2022

Há muitos elementos emocionais no que se trata da alimentação e, por questões culturais, a nossa sociedade encara o ato de comer como essencial à sensação de prazer, isso porque alguns  alimentos têm nutrientes capazes de aumentar a produção de neurotransmissores, como dopamina, serotonina, endorfina e ocitocina, favorecendo a sensação de bem-estar.

Por essa razão, a maioria das pessoas exagera na comida, porque a função do alimento não se restringe à saciedade, mas assume um significado totalmente diferente das necessidades do corpo. Quando menos se percebe, o indivíduo entra num quadro ansioso. Portanto, é de suma importância termos um olhar criterioso sobre a intensidade que damos aos nossos sentimentos e a função dos alimentos em nosso dia a dia.

Assim como a compulsão alimentar, a ansiedade pode ser desencadeada em qualquer fase da vida e, portanto, devemos, desde a primeira infância, garantir o entendimento e a introdução alimentar na medida certa.

Leia mais da matéria na edição 31 da Momento Diabetes.

Fonte: Revista Momento Diabetes nº 31. Confira na nossa loja virtual.

***Texto escrito pela Elcilene Souza, colaboradora da revista Momento Diabetes, e publicado na edição 31.

Compartilhe