***Texto escrito pelo Jonathan Nícolas Ribeiro, colaborador da revista Momento Diabetes, e publicado na edição 28.
Estamos vivendo uma época regrada por adaptações. Em função da pandemia, precisamos planejar muito bem tudo o que é necessário fazer fora de casa para evitarmos a contaminação pelo novo coronavírus.
Nesse contexto, uma modalidade esportiva já bastante querida pelos brasileiros vem ganhando ainda mais adeptos: o ciclismo. Este tipo de exercício físico aeróbico traz uma lista de benefícios, entre eles: melhora a aptidão cardiorrespiratória e a circulação sanguínea, contribui para a redução do peso corporal, proporciona sensação de bem-estar e ajuda a controlar o diabetes.
Para quem deseja diminuir a glicemia pós-treino, pedalar é uma ótima estratégia, pois a ação cíclica do movimento realizado estimula a captação de glicose pelos músculos, uma vez que, neste tipo de modalidade, a produção de energia metabólica (ATP) é solicitada de forma mais continuada e, para manter a eficiência do exercício, nossos músculos captam cada vez mais glicose circulante no sangue.
Essa glicose é transportada para o interior das nossas células. Lá, ela será transformada em energia, que vai predominantemente ser utilizada nas diversas contrações musculares realizadas durante o ciclismo.
Leia mais da matéria na edição 28 da Momento Diabetes.
Fonte: Revista Momento Diabetes nº 28. Confira na nossa loja virtual.