A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) agora faz parte das entidades científicas internacionais que aprovam a aplicação das recomendações do Consenso sobre o Tempo no Alvo para pessoas com diabetes que utilizam o monitoramento contínuo de glicose, estabelecidas preliminarmente em Berlim durante o Congresso de Tecnologias Avançadas no Tratamento para Diabetes (ATTD) realizado em fevereiro deste ano.
As recomendações a respeito da porcentagem do Tempo No Alvo foram discutidas e aprovadas por diversas instituições, entre elas Associação Americana de Diabetes (ADA), Associação Americana de Endocrinologistas Clínicos (AACE) e Sociedade Internacional de Pediatria e Adolescente Diabetes (ISPAD).
Além disso, a SBD também considera importante o tema sobre a utilização do Tempo No Alvo como ferramenta complementar de monitorização do controle glicêmico, além da HbA1c, no tratamento da pessoa com diabetes. O tema, inclusive, será incluído nas novas Diretrizes da SBD 2019-2020, que tem lançamento previsto para o XXII Congresso da SBD, em Natal, entre os dias 16 e18 de outubro deste ano.
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, o fato representa um novo momento no controle da glicose, e o Tempo no Alvo é entendido como uma modalidade motivadora dos pacientes para que exista maior aderência na busca do controle efetivo da glicose, à medida que se torne mais acessível a pessoas com diabetes tipo 1 (DM1) e tipo 2 (DM2), que necessitem de um controle mais rigoroso e frequente.
No site da Sociedade Brasileira de Diabetes, você confere os indicadores de um bom controle glicêmico. (Clique aqui).
Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes www.diabetes.org.br