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Tratamento Campanha: Saúde é um direito e a obesidade precisa de tratamento integral

Iniciativa da Coalizão Vozes do Advocacy alerta a população sobre a existência da obesidade como condição, dos riscos à saúde e da importância do tratamento integral.

Conteúdo Patrocinado | 15/08/2023

Segundo dados da Vigitel, publicados em 2021, a frequência de excesso de peso na população brasileira é de 57%, sendo maior entre homens (59,9) do que em mulheres (55%). Nos últimos treze anos houve aumento de mais de 72% no diagnóstico no país.

As projeções são desastrosas no país. Em 2030, 68% da população deverá estar com excesso de peso e 26% com obesidade. E os gastos são astronômicos, pois a obesidade está associada ao desenvolvimento de outras doenças crônicas não transmissíveis, como exemplo, diabetes tipo 2, 13 tipos de câncer, hipertensão arterial, problemas de respiração, apneia do sono, doenças cardiovasculares e até mesmo depressão.

Com o intuito de promover mais conscientização da população de que obesidade tem diversos fatores, que não se restringem ao sedentarismo e ao consumo de alimentação não saudável, e da importância de que a pessoa com obesidade precisa de um tratamento multidisciplinar, a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade promove a campanha: Saúde é um direito e a obesidade precisa de tratamento integral.

O objetivo é chamar a atenção das pessoas de que a obesidade pode levar ao desenvolvimento de outras doenças, provocadas pelas alterações no perfil metabólico, ocasionando uma variedade de adaptações e alterações na sua estrutura e função cardíaca.

Por isso, é muito importante agir rápido quando há um diagnóstico e iniciar o tratamento. Ele é fundamental e traz uma boa qualidade de vida, hábitos saudáveis e apoio psicológico.

Segundo o Manual de Atenção às Pessoa com Sobrepeso e Obesidade no Âmbito de Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde, a obesidade é influenciada por fatores biológicos e contextuais, e por isso são necessárias  ações estruturantes e políticas públicas para promoção da saúde, implementação de medidas de prevenção do ganho de peso excessivo, diagnóstico precoce e cuidado adequado às pessoas com excesso de peso, bem como o estabelecimento de políticas intersetoriais e outras, que promovam ambientes e cidades saudáveis*.

Outra nuance que a Campanha traz é a questão da gordofobia, forma de discriminação que atinge muitas pessoas com obesidade no mundo todo. Essa situação pode afetar negativamente a saúde mental e física das pessoas com obesidade, tornando mais difícil para elas controlar seu peso e manter hábitos saudáveis. Esse preconceito pode ser configurado como crime em algumas circunstâncias, como injúria e difamação.

“Para ajudar no reconhecimento dos direitos da pessoa com obesidade e combater a gordofobia, a Campanha apoia a atualização do Estatuto da Obesidade, um projeto de lei que promove inclusão, proteção à saúde e a direitos, tratamento adequado, combate ao preconceito, assistência social e trabalho”, explica Vanessa Pirolo, coordenadora da Coalizão Vozes do Advocacy.

A campanha está disponível no site institucional da Coalizão Vozes do Advocacy com conteúdos sobre diabetes, obesidade e suas complicações, bem como o contato das organizações de todo o país, que fazem parte dessa iniciativa.

Para que a mensagem da campanha possa chegar até a população, foram solicitados espaços de mídia calhau para diferentes veículos de comunicação do Brasil. A campanha será integralmente veiculada nas redes sociais da Coalizão Vozes do Advocacy, com conteúdos veiculados também nas redes sociais das 24 organizações que a compõem e de instituições apoiadoras como sociedades médicas, organizações de pacientes parceiros, influenciadores digitais, deputados federais ligados à causa e personalidades de destaque no panorama nacional.

Com estratégia, planejamento, roteiro e conteúdo desenvolvidos pela Relações Públicas e mestra em Políticas Públicas, Mely Paredes, a campanha teve identidade visual e peças desenvolvidas pelo designer Pedro Heinen e textos construídos por Blanca Paredes, especialista em marketing. A captação e direção do mini documentário, VT e SPOT e vídeos para redes sociais são assinados pela Catraca Filmes, sob comando de Binho Ferronatto e Gustavo Mittelmann.

A iniciativa tem o apoio de: Daiichi Sankyo, Libbs, Merck e Novo Nordisk.

Mais informações podem ser acessadas no site: www.vozesdoadvocacy.com.br, nas

Redes sociais: Instagram: vozesdoadvocacy e no Facebook: vozesdoadvocacy.

*Conteúdo Patrocinado

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