Uma amiga chamada diabetes
Paola Francesca de Marco Pugliesi, 14 anos, tem diabetes tipo 1 (DM 1). Criadora do canal no YouTube Patchu Pugliese e do Instagram @minha_amiga_diabetes.
“Eu acho a diabetes uma bênção, porque talvez no futuro eu pudesse fazer algo ruim e a diabetes me previne disso. Acho que não foi por acaso. Ela me deixa mais saudável! Tem desvantagens, mas tento pensar só no lado bom, em relação a minha saúde, é a melhor coisa que poderia ter acontecido.
Eu simplesmente aceitei a diabetes. Claro que em alguns momentos tenho chiliques (hiperglicemias), mas na maior parte do tempo, eu cuido da minha amiga. Sei que se eu não a tratar bem, ela também não vai ser legal comigo. Não precisei mudar quase nada na minha vida. A única coisa é que em vez de adoçar o chá com açúcar, uso xilitol.
Minhas maiores dificuldades são segurar o choro nas hipers e medir o tempo todo. Controlo muito bem, mas às vezes esqueço de medir. Fiz a doença ser o mais divertido possível, criei uma conta no Insta, abri um canal no Youtube, faço piadas etc. Os meus amigos me respeitam muito e, ao invés de me excluírem, me zoarem ou me maltratarem, eles também se divertem! Querem medir minha glicemia pelo Libre, diversão total! E nunca me desrespeitaram. Todos entenderam e me prestigiaram. Alguns me dão até presentes! Eu deixei bem claro que vou me proteger e eles me ajudam.”
Leia mais da matéria na edição 19 da Momento Diabetes.
Fonte: Revista Momento Diabetes nº 19. Confira na nossa loja virtual.
***Texto escrito pela Bianca Fiori, diretora de novos negócios da revista Momento Diabetes, e publicado na edição 19.