fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Tratamento Qual é o melhor tipo de tratamento do diabetes que existe no Brasil?

Seringa, caneta, bomba de insulina e sensores de glicose. Existem várias formas de tratar o diabetes e três certezas sobre o assunto. Confira.

Momento Diabetes | 24/06/2024

Qual é o melhor tipo de tratamento do diabetes que existe no Brasil?

*Conteúdo patrocinado

Se você tem diabetes tipo 1 (DM1) certamente precisa usar insulina várias vezes ao dia, porque o seu pâncreas não produz, esse importante hormônio para a vida. Mas se o seu diagnóstico é de diabetes de tipo 2 (DM2), pode ser que um dia o médico prescreva insulina para que você consiga manter o controle do diabetes.

A principal meta do tratamento do diabetes é controlar os níveis de glicose, que é o açúcar no sangue. Quando a taxa de açúcar está muito alta ou muito baixa, vários sintomas e complicações podem surgir. Com o controle adequado, as chances de viver uma vida saudável e livre de problemas aumentam.

Seja no caso do DM1 ou do DM2, existem três certezas:

  • O tratamento do diabetes é sempre individualizado
  • Adotar um estilo de vida saudável é fundamental para o controle do diabetes
  • A tecnologia pode ser a sua grande aliada!

TERAPIA DE INSULINA
Com o avanço da tecnologia e da medicina, hoje existem algumas formas de usar insulina:

SERINGA
O método convencional de administração de insulina requer que a insulina seja manualmente injetada pelo menos uma vez por dia. Tradicionalmente, a insulina é retirada de uma ampola e injetada na camada subcutânea da pele com uma seringa descartável.

Confira o vídeo da farmacêutica Ana Carolina Mazo, de Samambaia do Sul (DF), que tem diabetes tipo 1 e utiliza seringa no Instagram da Momento Diabetes. Clique aqui.

CANETA DE INSULINA
Os sistemas de caneta consistem em um refil com insulina colocado em uma caneta giratória com uma agulha descartável na ponta, permitindo doses mais precisas de insulina.

BOMBAS DE INSULINA
As bombas de infusão de insulina são equipamentos pequenos e portáteis que liberam insulina continuamente por meio de uma cânula inserida sob a pele da pessoa com diabetes.

Estudos com adultos1 mostram que a terapia com bomba de infusão de insulina pode conseguir um melhor controle da glicose do que os regimes convencionais de múltiplas injeções diárias de insulina para pessoas com DM1.

MONITORES CONTÍNUOS DE GLICOSE
Os monitores contínuos de glicose são equipamentos pequenos e portáteis que medem os níveis de glicose e fornecem informações em tempo real sobre a tendência da glicose. Essas informações podem ajudar a melhorar o tratamento do diabetes e a diminuir o risco de complicações com o diabetes.

Conclusão

Independentemente do tipo de tecnologia que você utiliza, o melhor tratamento é aquele que se adapta ao seu estilo de vida e traz mais segurança e praticidade para a sua vida! Confie na tecnologia como aliada do seu tratamento. Consulte sempre seu médico.

*Nota: este conteúdo foi produzido com o patrocínio da Medtronic, Engenharia para o Extraordinário. Para mais informações, clique aqui.

Referência: 1Pickup JC, Sutton AJ. Severe hypoglycaemia and glycaemic control in Type 1 diabetes: meta-analysis of multiple daily insulin injections compared with continuous subcutaneous insulin infusion (review). Diabetic Medicine. 2008;25:765.

 

Compartilhe