fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

São muitos benefícios em ser assinante! Cadastre-se, Deguste sua Edição GRÁTIS e Assine!

Alimentação Açúcar ou adoçante?

***Texto escrito pela nutricionista Martha Amodio, coordenadora do caderno de receitas da Momento Diabetes e publicado na edição 29. Essa é uma pergunta muito frequente. Por isso, decidi escrever […]

Martha Amodio | 13/10/2021

***Texto escrito pela nutricionista Martha Amodio, coordenadora do caderno de receitas da Momento Diabetes e publicado na edição 29.

Essa é uma pergunta muito frequente. Por isso, decidi escrever sobre o tema. Afinal, o açúcar faz parte do mundo atual, as tentações são muitas e hoje o consumo dele é condenado, um verdadeiro vilão. Ah, mas ainda bem que temos os adoçantes, esses sim são os mocinhos dessa história. Será?

Pensar assim não é correto. Para provar isso, uma revista especializada no assunto diabetes, pela primeira vez no mundo, traz receitas com açúcar e com adoçante.

Uma ousadia? Não, um alerta importante: nem o açúcar e nem o adoçante deve ser consumido em excesso.

É claro que o adoçante traz menos impacto glicêmico, no entanto, seu consumo não é necessário nem traz saúde. Ambos são dispensáveis, mas são alimentos da alma, por isso a mensagem é: varie de acordo com o seu plano alimentar, faça as pazes com a sua alimentação e treine seu paladar para consumir cada vez menos e não precisar deles.

Como nutricionista, tenho ficado extremamente assustada com o terrorismo nutricional praticado por boa parte da mídia e profissionais de saúde.

Vale a pena lembrar que nada deve ser consumido livremente, tudo deve fazer parte de um plano alimentar feito só para você, no qual nada é proibido, porque o proibido é tentador. Estudos têm mostrado cada vez mais que dietas restritivas levam a transtornos alimentares e não são sustentáveis a longo prazo. Quem procura saúde e não doença precisa acertar sua estratégia nutricional de modo que consiga segui-la a maior parte do tempo.

Por isso, te dou um conselho: não caia em armadilhas, seja sensato, nenhum alimento é mocinho ou vilão. Tudo pode, o importante é você saber o quanto, quando e como comer. Quem vai poder te ajudar nisso? O seu nutricionista.

Outro conselho: procure se informar com profissionais atualizados, que têm como base do seu trabalho a ciência da nutrição e não um protocolo igual para todos. Muitos profissionais praticam determinados radicalismos e querem convencer que se você não fizer aquilo não terá saúde. Cuidado!

Confira abaixo as receitas do caderno Momento Delícia da edição 29 da Momento Diabetes: especial pães,
massas e bolos.

Receitas de pães, massas e bolos

  • Muffin formigueiro
  • Mix de farinhas sem glúten
  • Brownie
  • Muffin de banana, canela e passas
  • Bolo mousse de beterraba com ganache
  • Rabanada
  • Bolo clássico de laranja
  • Pão pita de frigideira
  • Gnocchi de batata-doce e espinafre
  • Petisco de camarão
  • Pão caseiro de abóbora
  • Massa de pizza de 5 minutos

Adquira a revista Momento Diabetes edição nº 29.

Compartilhe