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Alimentação Compondo o prato com alimentos anti-inflamatórios

***Texto escrito pela nutricionista Martha Amodio, coordenadora do caderno de receitas da Momento Diabetes e publicado na edição 13. Estamos vivendo uma epidemia de doenças inflamatórias: resistência à insulina, […]

Martha Amodio | 30/03/2021

***Texto escrito pela nutricionista Martha Amodio, coordenadora do caderno de receitas da Momento Diabetes e publicado na edição 13.

Estamos vivendo uma epidemia de doenças inflamatórias: resistência à insulina, diabetes, aterosclerose, hipercoagulação, osteopenia, hipertensão, câncer, dentre outras. O aumento dessas doenças está relacionado principalmente à dieta moderna e ao excesso do consumo de sal. Como bem observou a nutri Eneida Ramos, na seção Na Feira da edição 13 da revista Momento Diabetes, o brasileiro ingere mais que o dobro da quantidade máxima de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde. Um exagero, não acha?

Vamos tomar cuidado na hora de preparar nossas receitas e evitar os temperos prontos, pois a maioria tem muito sódio, assim como os produtos industrializados (inclusive doces). A nossa querida chef Alena Barros dá uma mãozinha nessa tarefa indicando três receitas incríveis para temperar suas refeições: gersal, sal de ervas e sal em pasta.

Este é o nosso desafio aqui no Momento Delícia: propor uma mudança de hábito para melhorar a sua qualidade de vida e a de sua família. Queremos ir para a cozinha junto com você, produzindo comida de verdade, rica em nutrientes essenciais para a saúde de nossas células. Conto com você!

Confira abaixo as receitas do caderno Momento Delícia da edição 13 da Momento Diabetes. As receitas foram preparadas pelas culinaristas e colaboradoras da Momento Diabetes Alena BarrosViviane Bianconi e Andréia Kruger.

Lanches

  • Pão de queijo sem sal
  • Quiche de cebola
  • Pizza sem glúten
  • Brioche

Refeições

  • Linguado ao molho de maracujá
  • Arroz ao forno com brócolis
  • Estrogonofe funcional
  • Gersal, sal em pasta e sal de ervas

Sobremesas

  • Mousse de melancia
  • Creme de avelã
  • Cupcake sem glúten
  • Pudim de tapioca
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