fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Fabiana Couto Insumos do diabetes aplicados à arte

Para entender um pouco mais como a arte ajuda no tratamento do diabetes, conversei com a publicitária Lyvia Melo, de 30 anos, diagnosticada com o tipo 1 […]

Fabiana Couto | 02/09/2022

Para entender um pouco mais como a arte ajuda no tratamento do diabetes, conversei com a publicitária Lyvia Melo, de 30 anos, diagnosticada com o tipo 1 da condição há quase 20 anos.

Lyvia conta que, apesar de seus pais sempre terem sido muito parceiros e de sua mãe ser enfermeira, o maior impacto do diagnóstico foi psicológico. Ela teve contato com a arte ainda na infância e acredita que isso a tenha “salvado”, pois durante essa fase se sentia muito sozinha, sem saber que existiam outras pessoas com a mesma condição. “Com o surgimento do conteúdo sobre diabetes nas redes sociais, criei um perfil no Instagram para mostrar a minha rotina e me encontrei! Essa virou uma missão para mim e consegui juntar minha criatividade com o diabetes de uma forma que eu ressignifiquei o meu diagnóstico e ainda ajudo outras pessoas a fazerem o mesmo através da arte, mostrando que a vida pode ser leve mesmo com a condição”, diz a jovem.

Hoje o trabalho de Lyvia é pura arte. “Transformo o que seria o lixo dos insumos em novos produtos, como brincos, objetos de decoração, planner de diabetes, caneta, chaveiro, entre outros. Faço com muito prazer, aplicando a sustentabilidade e ainda trazendo um novo significado ao diagnóstico.”

Conheça o trabalho da Lyvia no Instagram: @sejogana.diabetes

Leia mais da matéria na edição 31 da Momento Diabetes.

Fonte: Revista Momento Diabetes nº 31. Confira na nossa loja virtual.

***Texto escrito pela Fabiana Couto, colaboradora da revista Momento Diabetes, e publicado na edição 31.

Leia mais: Arteterapia para lidar com o diagnóstico de diabetes

Compartilhe