Nova medicação é produzida pela farmacêutica Novo Nordisk.
Por Priscila Horvat*
Uma novidade trouxe muita alegria para as pessoas com diabetes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a primeira insulina semanal para o tratamento de pessoas adultas com diabetes tipo 1 (DM1) e tipo 2 (DM2) no Brasil, que prevê redução de mais de 85% na quantidade de injeções no ano. Ou seja, em vez de administrar 365 doses em um ano, o paciente aplicará apenas 52 da insulina basal.
Com nome comercial de Awiqli, o novo medicamento é produzido pela farmacêutica Novo Nordisk, mesma fabricante da Fiasp, Ozempic e Wegovy. A substância ativa de Awiqli é a insulina basal icodeca, uma insulina humana de ação prolongada que tem como objetivo principal regular o metabolismo da glicose.
Após diversos estudos clínicos realizados pela Novo Nordisk, foi constatada que a principal alteração no organismo após a aplicação da substância foi em relação ao nível de hemoglobina glicosilada (HbA1c), que é a porcentagem de hemoglobina no sangue que tem glicose ligada a ela. Níveis reduzidos de HbA1c indicam uma melhora no controle da glicemia.
De acordo com a Anvisa, em pacientes com DM2, a medicação pode ser utilizada isoladamente ou em combinação com antidiabéticos orais, e insulina rápida ou ultrarrápida. Já para pacientes com DM1, o Awiqli sempre deve ser administrado em combinação com insulina rápida ou ultrarrápida.
A insulina semanal icodeca já foi aprovada para adultos com DM1 e DM2 pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) e em países como Austrália, Suíça, Alemanha, Japão e Canadá e submetida ao FDA (Food and Drugs Adminstration, agência reguladora norte-americana) para avaliação.
A Awiqli estará disponível em uma solução injetável de 700 U/ml em formato de canetas preenchidas. Vale ressaltar que o novo medicamento só poderá ser vendido sob prescrição, e o tratamento deve sempre ser indicado e acompanhado por um médico habilitado. Ainda não há data oficial para o lançamento do produto no Brasil.
*Priscila Horvat é jornalista com foco em saúde e integra a equipe da Momento Diabetes.