Por Priscila Horvat*
No início de outubro, duas farmacêuticas firmaram um acordo inédito: a dinamarquesa Novo Nordisk e a multinacional de origem brasileira Eurofarma se uniram de maneira estratégica para expandir a comercialização do semaglutida no Brasil e tornar o acesso ao medicamento mais amplo e eficiente.
Com essa parceria, duas novas marcas chegarão ao mercado, a Poviztra® e a Extensior®, dois novos medicamentos injetáveis semanais da classe dos análogos de GLP-1 que serão distribuídas em todo o território nacional exclusivamente pela Eurofarma. A Poviztra será voltada para pessoas com obesidade ou sobrepeso com comorbidades, e a Extensior terá indicação de uso para pacientes diabetes tipo 2 (DM2).
Em nota oficial, Allan Finkel, vice-presidente da Novo Nordisk Latam e Brasil, afirmou: “A parceria representa uma estratégia para garantir que nossa inovação chegue a ainda mais pessoas em todo o Brasil, com a mesma confiança e qualidade de sempre”.
“A Eurofarma traz a experiência e a capacidade da sua força de vendas para ampliar o alcance desses produtos, dentro de um projeto que contempla forte compromisso com médicos e pacientes, excelência científica, inovação e robusta capacidade de execução local”, destacou Renata Campos, CEO Brasil da Eurofarma, no mesmo comunicado.
Esperança no horizonte
A semaglutida é um medicamento análogo do hormônio intestinal GLP-1 (sigla para glucagon-like peptide-1), que atua estimulando a liberação de insulina, um resultado que serve tanto para o controle da glicose quanto para o controle de peso. Vale lembrar que a substância ganhou os holofotes após o lançamento do Ozempic e do Wegovy, ambos fabricados pela Novo Nordisk.
Pessoas que convivem com DM2, obesidade ou diabesidade poderão ser beneficiadas com a chegada desses novos medicamentos ao Brasil. O foco das empresas em apostar em uma maior distribuição dos insumos também significa a possibilidade dos pacientes terem acesso mais rápido a essas terapias.
É importante ressaltar que as canetas ainda precisam receber aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) antes de serem oficialmente distribuídas nas farmácias.
*Priscila Horvat é jornalista com foco em saúde e integra a equipe da Momento Diabetes.