Com o objetivo de abrir um espaço de diálogo com as esferas governamentais e com as diferentes instituições de apoio a pessoas com diabetes, a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade realiza o Fórum Intercâmbio de Conhecimento em Diabetes e suas Complicações, no dia 21 de setembro, das 9h às 17h, no Plenário Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).
Na programação, estão previstos dois painéis nos quais serão apontadas as dificuldades de acesso ao diagnóstico e ao tratamento do diabetes e das complicações e os possíveis caminhos que visam à solução dessas barreiras.
De acordo com o último Atlas da Federação Internacional do Diabetes, o Brasil tem 16 milhões de pessoas com diabetes e cerca de 50% dos adultos entre 20 e 79 anos não foram diagnosticados com a condição. A ausência do diagnóstico precoce e de adesão ao tratamento traz uma série de complicações. Só para se ter uma ideia, entre janeiro e setembro de 2021, foram realizadas mais de 12.600 cirurgias para amputações de membros inferiores (média de 46 por dia) decorrentes do diabetes, segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde.
A retinopatia diabética é responsável por 4,8% dos 37 milhões de casos de cegueira devido a doenças oculares, o que equivale a um impacto potencial de 1,8 milhão de pessoas, conforme mostra o estudo “As Condições de Saúde Ocular no Brasil”, publicado em 2019 pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Além disso, o diabetes é a segunda causa de ingresso na terapia renal substitutiva no Brasil. Segundo o último Censo de 2021, o total estimado de pacientes em hemodiálise no país era de 148.363 pessoas.
Por essas razões, no Fórum, serão debatidos desafios e soluções do diabetes no Brasil. O resultado do encontro será apresentado ao Ministério da Saúde para que possa dar a devida atenção à linha de cuidado e implementar estratégias para ajudar a reverter estes dados tão alarmantes. “Com o envolvimento de todos, podemos agir em conjunto para oferecer um tratamento mais digno às pessoas com diabetes e criar estratégias de prevenção das complicações. Mapeados os gaps e soluções, a Coalizão fará um documento que compartilhará com o Ministério da Saúde, para que possa responder ainda no evento parte das dificuldades de acesso. Após o Fórum, iremos compartilhar este documento com as Secretarias Estaduais de Saúde”, relata Vanessa Pirolo, coordenadora da Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade.
O evento será transmitido ao vivo pelos canais da TV Câmara no YouTube:
- https://www.youtube.com/channel/UC-ZkSRh-7UEuwXJQ9UMCFJA
- https://youtube.com/@CamaradosDeputadosoficial?si=tZA0UBCYdtihNilQ
Os apoiadores da iniciativa são: Abbvie, Biomm, Roche e Sanofi.
A convite da Coalizão Vozes do Advocacy, a Momento Diabetes irá acompanhar o Fórum presencialmente.