fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Comportamento Como cuidar de si mesma após o diagnóstico de diabetes do filho?

Começo o texto com uma pergunta inusitada, que poucas mães fazem após o diagnóstico de uma doença crônica, já que o mais comum é a atenção ser […]

Elcilene Souza | 11/11/2022

Começo o texto com uma pergunta inusitada, que poucas mães fazem após o diagnóstico de uma doença crônica, já que o mais comum é a atenção ser direcionada para o filho ou a filha. Mas vamos fazer uma pausa e uma reflexão: quem cuida também precisa de cuidados, certo?

Muitas vezes o diagnóstico de diabetes tipo 1 (DM1) acontece de forma abrupta e pode se estender para um processo de internação até a estabilização do quadro. Nesse momento, a família entra em uma imersão profunda com uma “enxurrada” de informações sobre essa nova condição.

As emoções entram em uma montanha-russa (medo, angústia, ansiedade, desespero, dúvidas), mas não há tempo para vivenciar tudo isso, afinal existe ali uma criança precisando de cuidado. E é nesse momento que alguém precisa dedicar um tempo maior para garantir que os cuidados básicos aconteçam. Na maioria das vezes, a mãe entra em cena e assume a missão.

Ela passa, então, a se dedicar integralmente ao filho e quase que simultaneamente vem a abstenção da vida social, dos amigos, da família, dos seus cuidados básicos e da vida profissional. Essas mães encaram o processo baseado no amor materno mais puro e fazem com muita maestria.

Leia a matéria completa na edição 34 da revista Momento Diabetes digital gratuitamente. Saiba como acessar clicando aqui.

Fonte: Revista Momento Diabetes nº 34.

***Texto escrito pela Elcilene Souza, colaboradora da revista Momento Diabetes, e publicado na edição 34.

Leia mais: Revista Momento Diabetes Edição 34 traz um especial sobre a saúde da mulher com diabetes

Desafio alimentar após o diagnóstico de diabetes

Alimentos como aliados da saúde mental

Compartilhe