fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Fabiana Couto Fabiana Couto conta sobre suas motivações ao criar o movimento Divabética

Transtornos alimentares são assuntos cada vez mais relevantes na pauta de discussão entre jovens. Entender como encontrar ajuda de quem passa ou já passou por isso pode fazer toda a diferença para iniciar um tratamento.

| 01/12/2017

Fabiana Couto conta sobre suas motivações ao criar o movimento Divabética

Conviver com uma doença crônica, que requer escolhas, decisões e ações a todo momento não é uma tarefa simples. Às vezes, o corpo cansa, em outras ocasiões é a mente quem pede descanso. Fabiana Couto, DM1 há mais de 20 anos, sabe disso. Experimentou na pele o que é se olhar no espelho e ver uma imagem destorcida de si mesma. Por isso, a coach em saúde resolveu lançar o movimento Divabética, para promover o empoderamento de jovens com diabetes e reforçar a autoestima e a autoconfiança delas.

“Os dez anos de envolvimento com projetos em diabetes me ensinaram muito sobre mim mesma, pois as pessoas que conheci nesse caminho muitas vezes foram espelhos que refletiram as minhas próprias dificuldades e também minha força em superar o dia a dia e a vida com diabetes”, conta Fabiana sobre a motivação para criar o projeto.

“A questão emocional, tão esquecida durante o tratamento da condição, foi meu calcanhar de Aquiles, algo que me levou a um processo interno de autodúvida, autoabandono e não aceitação. Isso dificultou muito a minha vida e a minha família, e claro, o meu tratamento. Então é com essas meninas, jovens e mulheres que eu quero falar e dizer que nenhum número ou rótulo as definem, pois a essência delas e o valor pessoal de todas elas são imensuráveis”, declara Fabiana. “É preciso resgatar a diva que existe em cada uma delas.”

Fabiana lançou uma página no Facebook onde as participantes podem desabafar e compartilhar as próprias experiências. Em breve, a ideia é organizar eventos, encontros presenciais e desfiles para aumentar a autoestima e circular a informação. “Quero que as jovens com diabetes se cobrem menos, se amem mais e tenham uma vida mais leve”, afirma Fabi.

Este trecho faz parte de uma matéria que trata sobre transtornos alimentares, principalmente a relação deles com o diabetes. É importante tratar a diabulimia como um assunto sério, que se torna cada vez mais recorrente na vida de jovens com dificuldades em aceitar as mudanças no corpo e o controle do diabetes. Nós, da revista Momento Diabetes, estamos dispostos a abraçar temas como esse para trazê-los à tona e dar visibilidade à todos que precisam de ajuda.

Para participar do grupo de Fabiana Couto no facebook e entrar em contato com pessoas que passam por essa situação, acesse: facebook.com/divabetica

Para ler a matéria completa sobre Diabulimia, compre a edição 7 aqui.

Compartilhe