fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Giro Saúde Instituto Diabetes Brasil une famílias, profissionais de saúde e comunidade

O Instituto Diabetes Brasil (IDB) foi fundado em fevereiro de 2021 para formalizar o trabalho que várias famílias-pâncreas já realizavam no Distrito Federal: acolher pessoas com diabetes […]

Redação | 30/05/2022

O Instituto Diabetes Brasil (IDB) foi fundado em fevereiro de 2021 para formalizar o trabalho que várias famílias-pâncreas já realizavam no Distrito Federal: acolher pessoas com diabetes e seus familiares e promover saúde de qualidade a todos eles.

Atualmente, o IDB conta com 1.015 associados e atende mensalmente cerca de 200. Além de fazer doações de insumos, cesta básica, frutas e verduras, o IDB acolhe quem tem diabetes e seus familiares, oferecendo orientação sobre acesso de medicamento e aulas de educação em diabetes.

O IDB realiza três projetos contínuos, que envolvem educação em diabetes, cartilha para as famílias e saúde na comunidade. “A cartilha foi desenvolvida com muito amor e carinho pensando em todas as famílias-pâncreas, que sofrem diversos desafios ao ingressar a criança na escola”, declarou a presidente do IDB, Jaqueline Correia.

Já o projeto Saúde na Comunidade atende cerca de 350 pessoas e geralmente 70% delas estão com a glicemia fora do parâmetro ideal. Quando há uma taxa de glicemia fora do normal, as crianças são encaminhadas para as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) da região. Confira abaixo mais sobre cada um dos três projetos:

  • Programa de Educação em Diabetes: consiste em um e-book robusto, didático e ilustrativo sobre diabetes tipo 1, assinado pela endocrinologista Dra. Anna Paula César, com temas como tecnologias usadas no tratamento, contagem de carboidratos, tipos de insulinas, exercício físico, entre outros. Recurso útil na capacitação de profissionais de saúde e pessoas com diabetes.

 

  • Cartilha de Educação em Diabetes para Profissionais da Educacão: foi elaborada para auxiliar o profissional da educação no processo de inclusão da criança com diabetes na escola. Traz orientações sobre como trabalhar a prevenção e o diagnóstico precoce do diabetes nas escolas, etc. A cartilha foi idealizada pela médica Dra. Anna Paula Cesar, pela nutricionista Cinndy Wanzerller e pela mãe-pâncreas Jaqueline Correia.

 

  • Saúde na Comunidade: este projeto promove educação em diabetes para os alunos de instituições de cursos técnicos na área da saúde. Após a capacitação, os estudantes colocam em prática todo conhecimento, atendendo a comunidades com teste de ponta de dedo e verificação de pressão arterial. O projeto tem sempre uma parceria com drogarias localizadas na comunidade, onde a população tem acesso a nutricionistas voluntários, mesa com frutas, água potável, brinquedos infláveis, corte de cabelo, orientação sobre o direito e acesso a medicamentos, dentre outros atendimentos básicos.

Eventos em 2022
O Instituto Diabetes Brasil já está com a programação do Novembro Azul fechada: “Teremos uma sala de cinema exclusiva para crianças com diabetes e familiares, ação social, participação no Divabética de forma remota e o atendimento com laser no Sesc para pessoas com diabetes e familiares”, conta a presidente do IDB.

União das famílias-pâncreas

O Instituto Diabetes Brasil foi criado a partir das ações de algumas famílias-pâncreas, que desde 2016, se uniam para promover eventos sobre diabetes em Brasília, como palestras, piqueniques, campeonatos de videogame para adolescentes, encontros com influenciadores digitais com diabetes, comemoração de dia das mães, etc.

Os familiares também criaram grupos de bate-papo no WhatsApp e participando de outras ações para ampliar a atuação. Assim, em 2021, decidiram formalizar o movimento e fundaram o Instituto Brasil de Diabetes, que representa cada família que chorou junto quando recebeu a pessoa recebeu o diagnóstico ou não conseguia controlar a glicemia. “A criação do IDB ajudou a acalentar e segurar a mão e deu um abraço forte quando bateu o desespero”, conta a presidente Jaqueline Correia, mãe do Levi Correia, que foi diagnosticado com diabetes tipo 1 em 2015 aos 2 anos e 9 meses de vida.

“No exame de glicemia do Levi, constatou a taxa de 1.034 mg/dl, um valor extremamente alto! Tivemos muitas dificuldades para aceitar o diagnóstico, depois para ter acesso a medicamentos e até de socialização por conta do preconceito da sociedade. Foi quando começamos a união das famílias-pâncreas”, relata Jaqueline.

Hoje Levi tem 9 anos e, segundo a mãe, um tratamento eficaz com equipe multidisciplinar, faz uso de bomba de insulina para administrar microdoses de insulina programada de acordo com sua rotina, o que proporciona mais qualidade de vida para ele e a família.

“Levi convive muito bem com o diabetes, não tem vergonha, faz esporte e já participa de passeios escolares. Ele também dorme na casa de familiares e é uma criança feliz. Acreditamos que tudo isso seja reflexo de toda dedicação familiar na busca de informações e educação em diabetes e o convívio de pessoas, que compartilham da mesma condição”, conclui Jaqueline.

Serviço

O Instituto Diabetes Brasil está presente nas redes sociais e aplicativos de conversa (Instagram, Twitter, Tik Tok e Telegram) com o perfil @institutodiabetesbrasil.

Para fazer parte do Instituto Diabetes Brasil, é preciso realizar o cadastro online neste link ou pelo telefone (61) 98319-4726. O cadastro é gratuito.

A sede do IDB fica na QNM 05, conjunto B, sala 303, em Brasília (DF). O atendimento é de terça a sexta-feira, das 09h às 17h, com horário agendado.

Leia mais: Instituto da Criança com Diabetes faz uso da tecnologia no atendimento a pessoas com DM1

Compartilhe