Por Priscila Horvat*
No dia 24 agosto, a startup Demed Diabetes (Demedia) realizou a ação “Juntos pela saúde indígena”, na Aldeia Escalvado, no Maranhão, com o objetivo de levar educação e informação com foco no controle e na prevenção do diabetes e da hipertensão.
A ação atingiu 80 pessoas, entre elas indígenas com diabetes e profissionais de saúde, incluindo os Agentes Indígenas de Saúde (AIS) da comunidade local, e teve a colaboração do Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão (DSEI-MA), da Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão (SES-MA) e da Secretaria Municipal de Saúde de Fernando Falcão (SEMUS-Fernando Falcão).
Também foram realizados atendimento médico e exames de hemoglobina glicada, glicemia, retinografia e eletrocardiograma nos pacientes indígenas com diabetes e nos casos suspeitos e orientações sobre manuseio de glicosímetro, aparelhos de pressão digital e da balança de peso corporal.
A Momento Diabetes foi uma das apoiadoras do projeto, doando 50 revistas para a promoção da educação em diabetes na comunidade indígena. “Ficamos felizes em poder fazer parte desta ação e provar que a informação anda de mãos dadas com a saúde para o manejo correto do diabetes”, declarou Letícia Martins, editora-chefe da revista Momento Diabetes e diretora da Momento Saúde Editora.
“A revista ainda tem um grande impacto na vida das pessoas e a versão física ainda tem o poder de chegar em lugares onde a conexão com a internet não é constante”, ressalta a jornalista. Além de chegar nas mãos dos AIS, a publicação pode ser encaminhada à vizinhos e familiares depois de lida, aumentando o alcance da informação. “Uma revista passa por diversas mãos e pode transformar vidas com uma informação confiável”, finaliza a profissional.
A ação também contou com os parceiros Omron HealthCare, Proxima DX e Diabetes On.
Capacitação para agentes indígenas de saúde
De acordo com o relatório apresentado pela Demed, para os 14 membros da equipe AIS, a ideia foi promover a capacitação em educação sobre diabetes e saúde digital Demedia, permitindo que eles colaborem de maneira mais eficaz com a equipe multiprofissional local no controle e prevenção do diabetes e da hipertensão nas aldeias.
A capacitação fortaleceu o protagonismo dos AIS no apoio ao controle do diabetes, da hipertensão e da saúde digital Demedia nas aldeias Velha e de Escalvado, ressaltando a importância de sua atuação como elo entre a comunidade indígena e a equipe de saúde local.
Essa colaboração é fundamental para oferecer uma assistência otimizada e personalizada, que atenda às principais dificuldades enfrentadas pelos pacientes indígenas com diabetes, reforçando ainda mais o papel central dos AIS na equipe de saúde.
O trabalho é bem específico e, por isso mesmo, consegue maior assertividade. E é necessário acontecer desta forma para conseguir educar a população indígena sobre o diabetes, principalmente ao se levar em conta as mudanças que impactaram negativamente sua alimentação, com o empobrecimento dos hábitos alimentares, abandono de alimentos tradicionais e aumento do consumo de produtos industrializados com menor valor nutricional.
A Momento Diabetes parabeniza a equipe da Demedia e todos os eventos pela importante iniciativa e convida a conhecer o trabalho da startup no Instagram: https://www.instagram.com/demed.diabetes e https://www.demed.com.br/login.
*Por Priscila Horvat, jornalista com foco em saúde.