fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Alimentação Diabetes: três dicas de nutrição para manter a pele hidratada

Nossos hábitos alimentares podem tanto reparar a pele quanto causar danos a ela. A nutricionista Ticiane Bovi, doutora e mestre em Ciências Médicas da FCM/Unicamp, traz três recomendações nutritivas para cuidar da saúde da pele.

Letícia Martins | 20/05/2022

Por Letícia Martins, jornalista especializada em saúde

A pele é o maior e um dos mais importantes órgãos do corpo humano. Ela é formada basicamente por duas camadas: epiderme e derme, que exercem diversos papéis, dentre eles, o de nos proteger contra alterações de temperatura, de umidade, doenças, raios solares, pressão, golpes, abrasões e contato com substâncias químicas. Essas camadas precisam ser nutridas para que a proteção aconteça.

Por isso, na edição 32 da revista Momento Diabetes a nutricionista, doutora e mestre em Clínica Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas (FCM/Unicamp), Ticiane Bovi Gonçales, esclarece que: “uma alimentação saudável para a nossa pele é aquela que contenha a quantidade de proteína, vitaminas e minerais adequada para a formação da estrutura celular da pele”.

A dica número 01 de nutrição para ter uma pele bonita e saudável é consumir alimentos fontes de proteínas, vitaminas e minerais. Quais são esses alimentos? Você confere na reportagem da revista Momento Diabetes nº 32 que está disponível gratuitamente na versão digital. Clique aqui para saber como ler.

Já a segunda dica é investir em fibras, que já são conhecidas das pessoas com diabetes por ajudarem a reduzir o pico glicêmico, evitando a hiperglicemia e consequentemente o mau controle glicêmico. Agora, vale a pena conhecer os benefícios dela para a pele. “As fibras contribuem para o bom funcionamento e a manutenção da nossa microbiota intestinal. Ter um intestino saudável é a melhor forma de tornar a permeabilidade seletiva, e melhorar a absorção e o aproveitamento dos nutrientes”, explica Ticiane.

Manter o corpo hidratado também é importante quando o assunto é pele bem nutrida. Esta é a terceira dica para você caprichar no ritual de beleza e de saúde diário. “A água é outro componente primordial para manutenção da saúde das células da nossa pele. A falta dela provoca a desidratação que pode causar distúrbios funcionais como envelhecimento e inflamação. Estudos apontam que beber mais de 2 litros de água por dia afeta significativamente a fisiologia da pele e também promove a hidratação superficial e profunda da pele”, defenda a nutricionista da Unicamp.

Verduras, legumes e frutas são alimentos que contêm água e podem ajudar na hidratação da nossa pele. Abobrinha, pepino, alface, acelga, abacaxi, pera, melão, melancia, frutas críticas das quais extraímos suco como a laranja, limão, tangerina são exemplos de alimentos que podem ser consumidos com o intuito de aumentar a ingestão de líquidos. “É importante lembrar que as frutas têm maior quantidade de carboidrato, portanto, o consumo deve ser orientado quanto à porção, contagem de carboidratos e horário de consumo”, recomenda Ticiane, que acrescenta:

“Os sucos das frutas podem ser consumidos, porém, como não possuem muita fibra, grandes volumes podem causar hiperglicemia, por isso, prefira sucos de frutas que são diluídos em água e que tenham pouco carboidrato como limão, maracujá, acerola, morango e caju.”

E a água de coco, será que vale como alternativa para a hidratação? Ticiane Bovi confirma que sim, especialmente porque ela contém sais minerais, mas reforça o cuidado em relação ao carboidrato presente nesta opção de bebida que, se consumida em excesso, pode elevar a glicemia. “Por isso, o consumo de água de coco deve ser planejado e evite bebê-la quando a glicemia estiver mais alta”.

Curtiu as informações? Siga a nutricionista Ticiane Bovi nas redes sociais e confira outras dicas sobre alimentação. Instagram: @ticianenutri

Leia mais sobre alimentação:

Compartilhe