Enquanto o país deve atingir o número de 20 milhões de pessoas com diabetes em 2045, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, cerca de 400 mil brasileiros morrem por ano em decorrência de problemas cardiovasculares, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. O que boa parte da população não sabe é que em um grande número de casos essas graves questões de saúde se cruzam.
É neste cenário de necessidade de informação sobre a relação entre diabetes e doenças cardiovasculares que a ADJ Diabetes Brasil aproveita o Dia Mundial do Coração, 29 de setembro, para lançar a campanha digital “Se Cuida”.
As pessoas que têm diabetes são mais propensas ao desenvolvimento de alguma complicação cardíaca, caso não sigam o tratamento de forma adequada. Por isso, a ADJ tradicionalmente realiza ações presenciais nesta data, sempre com o objetivo de educar e conscientizar, mas precisou reformular a estratégia desde o ano passado por conta da pandemia.
A campanha e live
No próprio dia 29 será divulgado um vídeo que mostra uma criança que tem diabetes entregando o desenho de um coração para o seu padrinho, que também tem a doença, narrando tudo o que ele precisa fazer para cuidar bem daquele presente tão valioso. Entre as recomendações: não beber, não fumar e seguir todas as orientações médicas.
Na mesma data, uma LIVE com cardiologista, profissional de educação física e nutricionista será realizada nas páginas do Facebook e do YouTube da ADJ com dicas multidisciplinares para cuidados com o coração.
Haverá também um desdobramento nas redes, com outras cinco crianças com diabetes tipo 1 repetindo o mesmo movimento do vídeo, entregando seus corações em desenho para 5 adultos com diabetes tipo 2. É importante declarar que toda a dinâmica seguirá os protocolos de segurança. Sobre a simbologia da ação, o presidente da ADJ Diabetes Brasil, Gilberto Casanova, diz:
“Estamos cada vez mais nos empenhando em disseminar informações não apenas sobre o diabetes, mas também sobre as suas complicações, como é o caso das doenças do coração. Nem todos relacionam o diabetes ao risco cardiovascular. Queremos levar este recado ao público, de uma forma que toque o coração, mostrando a pureza das crianças. Dar este alerta é nosso trabalho. Por isso, Se cuida”.
Como o diabetes impacta em risco cardiovascular?
O diabetes, tipo 1 ou tipo 2, é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, mas não é tão associado quanto o colesterol, obesidade e triglicérides aumentados. Dados do Sistema de Vigilância de Doenças Crônicas do Ministério da Saúde (Vigitel), mostram que de 18 a 25% das pessoas que têm diabetes desenvolvem hipertensão arterial. Estudos apontam, ainda, que 30% dos casos de insuficiência cardíaca tem relação com o diabetes e que a doença leva ao dobro de risco de infarto.
Como a pessoa que tem diabetes pode evitar doenças cardiovasculares
- Hábitos alimentares saudáveis;
- Prática regular de atividade física;
- Uso das medicações conforme prescrição médica;
- Manter os níveis de glicemia e hemoglobina glicada (HbA1C) sempre dentro das metas preconizadas pelas diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Mais informações em: www.adj.org.br
- Quer saber mais sobre saúde do coração e diabetes? A Momento Diabetes publicou uma matéria de capa superinteressante sobre o tema. Clica aqui e adquira.