fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Tratamento Cuidados com a pele de quem tem diabetes

As doenças de pele são mais prováveis nas pessoas com diabetes, sendo que a sensibilidade reduzida devido a neuropatias e problemas circulatórios já instalados podem dificultar a […]

Mônica Lenzi | 14/06/2022

As doenças de pele são mais prováveis nas pessoas com diabetes, sendo que a sensibilidade reduzida devido a neuropatias e problemas circulatórios já instalados podem dificultar a identificação de tais problemas.

Os dermatologistas alertam que os cuidados com a pele também desempenham um papel fundamental no controle do diabetes e podem prevenir condições graves da pele, tais como:
• Infecção,
• Feridas abertas,
• Feridas que não cicatrizam.

Por que quem tem diabetes pode ter mais problemas de pele?

Quem tem diabetes apresenta uma maior perda de líquidos pelo corpo devido aos altos níveis de glicose no sangue, que são eliminados pela urina. Esta é a razão do aumento do número de micções. A cada ida ao banheiro para que o corpo tente “se livrar” do excesso de glicose, também são eliminados líquidos, o que pode causar pele seca nas pernas, cotovelos, pés e outras áreas do corpo.

A pele seca ou ressecada pode apresentar rachaduras que são portas de entrada para germes, causando infecções, o que significa que cuidar da pele é essencial.

Examinar a pele regularmente é fundamental, pois mesmo pequenos problemas de pele podem evoluir para complicações graves do diabetes, como úlceras nos pés que, se não tratadas no período e da maneira correta, podem levar à amputação. Manter a pele, principalmente dos pés, em boas condições deve ser uma prioridade para as pessoas com diabetes.

Quando o diabetes afeta a pele, geralmente é um sinal de que os níveis de glicose no sangue estão muito altos. Isso pode significar que:
• Você tem diabetes não diagnosticado ou pré-diabetes OU
• Seu tratamento para diabetes precisa ser revisado e ajustado por seu médico.

Leia a matéria completa na edição 32 da revista Momento Diabetes digital gratuitamente. Saiba como acessar clicando aqui.

Fonte: Revista Momento Diabetes nº 32.

***Texto escrito pela Mônica Lenzi, colaboradora da revista Momento Diabetes, e publicado na edição 32.

Leia mais: Por que a pele de quem tem diabetes é mais sensível?

Compartilhe