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Entrevistas Conheça o Departamento de Educação e Campanhas em Diabetes da SBD

Por Letícia Martins* A nova diretoria da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) – Gestão 2022-2023 tomou posse no dia 04 de fevereiro e já está colocando em […]

Letícia Martins | 19/05/2022

Por Letícia Martins*

A nova diretoria da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) – Gestão 2022-2023 tomou posse no dia 04 de fevereiro e já está colocando em prática várias iniciativas, como o 1º DDI Meeting – Encontro de Influenciadores em Diabetes, realizado no dia 02 de abril, e o 2º Fórum de Atualização e Inovação em Diabetes, promovido nos dias 29 e 30 de abril.

Além disso, cada um dos 19 departamentos que formam a SBD está se mobilizando para trazer novidades para a população. Um deles é o Departamento de Educação e Campanhas em Diabetes, coordenado pelo Dr. André Vianna, médico endocrinologista e diretor do Centro de Diabetes Curitiba.

Na entrevista a seguir, ele conta como o departamento está formado, quais são os objetivos do grupo e o que podemos esperar para os próximos dois anos.

 

 

Momento Diabetes: O Departamento de Educação em Diabetes é novo na SBD?
Dr. André Vianna:
O Departamento de Educação e Campanhas em Diabetes já existia em outras gestões da Sociedade Brasileira de Diabetes. A diferença é que, a partir deste ano, ele passa a ser composto por médicos e representantes de outras áreas da saúde, como psicólogos, nutricionistas e enfermeiros, além da participação de pessoas com diabetes, que vão trazer o olhar e a experiência de quem convive com a condição no dia a dia e sente na pele o que é ter diabetes. Ou seja, o Departamento de Educação da SBD se tornou mais amplo e mais representativo nesta gestão 2022-2023.

 

Qual o principal objetivo do Departamento de Educação?

Dr. André Vianna: O principal objetivo do Departamento de Educação é fazer jus ao nome, isto é, fornecer educação em diabetes em suas mais diferentes formas, divulgando informação, histórias inspiradoras, fatos curiosos, eliminando mitos e tabus e compartilhando conhecimento. A ideia é facilitar o autocuidado por uma pessoa que tem diabetes e fornecer subsídio suficiente para o profissional que cuida desse indivíduo com diabetes.

 

Envolver pessoas com diabetes que não são profissionais de saúde é um marco histórico. O que se pretende exatamente com a participação das pessoas com diabetes neste departamento?

Dr. André Vianna: Para compor o Departamento de Educação em Diabetes, buscamos pessoas com diabetes que já tinham alguma representatividade na área para somar com os profissionais de saúde. São influenciadores digitais e jornalistas que costumam divulgar conteúdo sobre diabetes em seus canais. O objetivo é que essas pessoas, por terem diabetes, possam se comunicar mais facilmente com outras. A comunicação horizontal, isto é, aquela feita entre pessoas que estão na mesma posição, no caso, entre pessoas com diabetes, é muito válida no processo educativo e pode surtir um efeito diferente da comunicação vertical, aquela feita por um profissional de saúde para o indivíduo. Logo, a ideia é promover mais simetria na educação das pessoas com diabetes.

 

Por falar nisso, como o senhor avaliar o movimento atual de pessoas com diabetes divulgando informações sobre saúde, organizando eventos e outras iniciativas para pessoas com diabetes? Até pouco tempo atrás, essas ações eram promovidas por instituições médicas, associações de apoio ou empresas.

Dr. André Vianna: Acho que a informação é democrática e não deve ser restrita a um grupo. Então, vejo esse movimento com excelentes olhos. Ter pessoas com diabetes compartilhando conteúdo ou uma experiência pessoal com seus pares é muito positivo. Isso amplifica o conhecimento. No entanto, é preciso tomar muito cuidado para não divulgar informações erradas. Às vezes, por falta de conhecimento ou educação em um determinado assunto, pessoas que têm uma audiência ampla podem divulgar algo inadequado e causar um problema ou um efeito ruim. Por isso, o Departamento de Educação está fazendo este trabalho de envolver os influenciadores, afinal, eles não são profissionais de saúde, mas conseguem influenciar outras pessoas. A ideia é a orientá-los para que possam transmitir informações corretas.

 

Quais iniciativas o Departamento de Educação pretende desenvolver no biênio 2022-2023?

Dr. André Vianna: Estamos planejando várias atividades, como simpósios de nutrição, enfermagem e psicologia para educar as pessoas nessas áreas específicas, além de estarmos envolvidos nos principais congressos da SBD. Um dos objetivos é criar uma espécie de chancela ou indicação de profissionais e influenciadores treinados pela SBD. Por exemplo, o nutricionista que fizer o treinamento promovido pela SBD e estiver apto a falar sobre diabetes ganhará um selo da SBD. O intuito é formar pessoas para que elas possam educar outras pessoas e assim sucessivamente, criando uma grande corrente do bem. Além disso, estamos trabalhando na produção de uma revista periódica sobre diabetes, no formato impresso, para os associados da SBD, e digital, para todos que quiserem ler o conteúdo pela internet.

 

Quais assuntos devem ser abordados neste Departamento?

Dr. André Vianna: É complicado listar os assuntos quando falamos de uma área tão ampla quanto o diabetes, na qual todos os temas envolvendo educação e autocuidado são bem-vindos. Educação em diabetes passa por vários assuntos, como autocuidado do ponto de vista alimentar, físico e de saúde mental, assim como autocuidado para saber usar os medicamentos e insumos adequadamente ou lutar para fazer valer seus direitos. Até situações especiais, como controlar o diabetes em uma viagem, no período menstrual ou durante o tratamento de outra doença. Não queremos limitar os temas, mas abordá-los em suas variadas facetas.

 

Como a população em geral ficará sabendo das ações do Departamento de Educação?

Dr. André Vianna: O lema da gestão 2022-2023 da SBD é: A Sociedade Brasileira de Diabetes para a sociedade brasileira. Portanto, queremos que a população em geral se envolva nas ações, participem e aprendam cada vez mais sobre como prevenir e tratar o diabetes. A SBD conta com uma assessoria de imprensa para divulgar as ações institucionais. Além disso, estamos presentes nas redes sociais (@diabetessbd) e participamos de lives com influenciadores digitais, que nos ajudam a divulgar informação e eventos. O convite é para que todas as pessoas sigam as redes sociais da SBD e participe dos eventos que serão divulgados por lá. Educação se faz com constância e cada pílula de informação que chega em alguém que precisa tem um valor enorme.

 

Leia mais: Dr. Levimar Araújo assume a presidência da SBD.

 

*Letícia Martins é jornalista especializada em saúde, editora-chefe da revista Momento Diabetes e diretora de redação da Momento Saúde Editora.

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