fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Entrevistas Dr. Levimar Araújo assume a presidência da SBD

A gestão 2022-2023 da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) começou com muitos projetos inovadores à vista. O mais importante deles é também o mais ousado: envolver pessoas […]

Letícia Martins | 22/02/2022

A gestão 2022-2023 da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) começou com muitos projetos inovadores à vista. O mais importante deles é também o mais ousado: envolver pessoas com diabetes e familiares, além de profissionais de várias áreas da saúde, nas iniciativas da entidade. “A ideia é trazer as pessoas leigas para participarem da SBD. No último congresso, realizado em novembro do ano passado, por exemplo, tivemos a participação delas e foi excelente”, disse o endocrinologista Levimar Araújo, que tomou posse como presidente da SBD no dia 04 de fevereiro, em evento realizado na capital paulista.

Ainda emocionado com a oportunidade de liderar a SBD, ele destacou: “O lema da nossa gestão é fazer a Sociedade Brasileira de Diabetes para a sociedade brasileira e chegamos com muita vontade de dar certo”.

Além de força de vontade e uma sólida experiência profissional, Dr. Levimar, que é professor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) e coordenador de Endocrinologia do Hospital Universitário de Ciências Médicas (HUCM), traz a própria história de vida como motivação especial para liderar a maior entidade médica da área. “Em 2022, completo 40 anos de diabetes tipo 1 e assumo este cargo com muita alegria e responsabilidade”, disse o médico e criador do programa educacional Diabetes Weekend.

Segundo o presidente, ainda no primeiro semestre de 2022, a SBD irá realizar um encontro com os influenciadores que tratam do tema diabetes em suas redes sociais, blogs, sites etc. “Até o momento, já cadastramos 104 influenciadores e nossa ideia é chancelar essas pessoas que falam sobre diabetes e ajudam a divulgar conteúdo de qualidade”, explicou o médico que não foge de convites para lives e eventos educativos.

NOVOS DEPARTAMENTOS E PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Agregar e delegar serão alguns dos verbos mais flexionados nesta nova gestão, que dará continuidade ao trabalho do ex-presidente Dr. Domingos Malerbi, que iniciou o projeto de descentralização da SBD. No biênio 2022-2023, haverá novos departamentos, com a presença de médicos e outros profissionais da área da saúde. “Quero valorizar as profissões que estão correlacionadas à Medicina. A ideia é mostrar que as especialidades se congregam e se completam. Cada departamento terá autonomia para trabalhar e todos irão conversar entre si, para que tenhamos uma gestão unificada e fortalecida”, explicou Dr. Levimar.

Para começar, foi criado o Departamento de Psicologia e Psiquiatria em Diabetes, que tratará de temas como transtornos alimentares e diabulimia e o primeiro congresso previsto para 2023. “A prevenção também entra como uma mola mestra na nossa gestão. Por isso, os departamentos contarão com profissionais de várias áreas e alguns deles terão como membros pessoas com diabetes”, explica Dr. Levimar. É o caso do Departamento de Educação em Diabetes e Campanha e do Departamento de Exercício e Esporte em Diabetes.

CONHEÇA A DIRETORIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES – GESTÃO 2022-2023

Presidente: Dr. Levimar Araújo
Vice-presidente: Dr. João Eduardo Nunes Salles
Vice-presidente: Dr. Mauro Scharf
Vice-presidente: Dr. Nelson Rassi
Vice-presidente: Dr. Rodrigo Nunes Lamounier
Vice-presidente: Dr. Solange Travassos de Figueiredo Alves
1º tesoureiro: Dr. Fernando Valente
2º tesoureiro: Dr. Fabio Ferreira de Moura
1º secretário: Dr. Luis Eduardo Calliari
2º secretário: Dra. Denise Reis Franco
Conselho Fiscal: Dr. Denis Paiva Ferraz
Conselho Fiscal: Dr. André Gustavo Daher Vianna
Conselho Fiscal: Dra. Rosane Kupfer
Conselho Fiscal: Dr. Roberto Raduan

Confira as ações da SBD: www.diabetes.org.br

MUSEU DO DIABETES

Para o já criado Departamento de Nutrição, as metas são altas: renovar o manual de contagem de carboidratos e realizar o primeiro Congresso Nacional de Nutrição e Diabetes ainda este ano.

“Além disso, vamos criar o Museu do Diabetes, um projeto inovador, interativo e com visão futurista. Vamos falar do passado, mostrar as mudanças que houveram no campo da alimentação e explicar os tratamentos atuais. Será um espaço físico, mas com realidade virtual, onde os visitantes serão impactados e convidados ao autocuidado”, explicou o médico. “Os departamentos que já existem serão fortalecidos e vamos criar muito material educativo e informativo, tanto para os médicos quanto para o público leigo. Tudo isso faz parte de uma nova forma de pensar a SBD, na qual a responsabilidade não está centralizada no presidente, mas diluída entre as regionais”, finalizou Dr. Levimar.

É assim, de mãos dadas com os profissionais de saúde e a população com e sem diabetes, que a nova gestão da SBD quer construir o segundo centenário pós-descoberta da insulina. Vamos juntos escrever uma nova história na educação em diabetes.

Fonte: Revista Momento Diabetes nº 31. Confira na nossa loja virtual.

***Texto escrito pela Letícia Martins, diretora de redação da revista Momento Diabetes, e publicado na edição 31.

 

Compartilhe