fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

São muitos benefícios em ser assinante! Cadastre-se, Deguste sua Edição GRÁTIS e Assine!

Sem categoria Evento virtual aborda prevenção da retinopatia diabética em Belo Horizonte

Para conscientizar as pessoas sobre a retinopatia diabética, a associação realiza uma campanha nacional para falar sobre a importância de realizar o controle adequado da glicemia. O próximo evento será virtual no dia 12/11/2020, a partir das 19h.

| 11/11/2020

Evento virtual aborda prevenção da retinopatia diabética em Belo Horizonte

Para conscientizar as pessoas sobre a retinopatia diabética, a ADJ Diabetes Brasil, em parceria com a Associação de Diabetes Infantil, realiza uma campanha nacional para falar sobre a importância de realizar o controle adequado da glicemia. O próximo evento será virtual no dia 12/11/2020, a partir das 19h.

A Organização Mundial da Saúde aponta que o Brasil possui 16 milhões de pessoas com diabetes. Na última Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), publicada em maio de 2020, no período entre 2006 e 2019, a prevalência de diabetes passou de 5,5% para 7,4%. A capital mineira é a terceira em diagnóstico de diabetes (8%). Quando divididos por sexo, o diagnóstico de diabetes foi mais frequente no Rio de Janeiro (9%), em Belo Horizonte e Fortaleza (8,9%).

As altas taxas de glicemia degeneram a retina e, com o tempo, a visão pode ser afetada, sendo a principal causa de cegueira. A retinopatia diabética pode ser de dois tipos: a não proliferativa, forma inicial da doença que é detectada quando os vasos do fundo do olho estão danificados, causando hemorragia e vazamento de líquido da retina, chamado de Edema Macular Diabético; e a proliferativa, que é diagnosticada quando os vasos da retina ou do nervo óptico não conseguem trazer nutrientes para o fundo do olho e, por consequência, há formação de vasos anormais, que causam o sangramento.

Além de sensibilizar as pessoas sobre os riscos da retinopatia diabética, a campanha da ADJ Diabetes Brasil também tem como objetivos educar as pessoas para que mudem seus hábitos e consigam controlar as taxas de glicemia e incentivar a visita ao oftalmologista regularmente, para realizar os exames preventivos de visão.

A iniciativa é gratuita e está aberta para todas as pessoas que fizerem as inscrições. Clique aqui para se inscrever.

 

Compartilhe