fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Giro Saúde Centro Especializado em Obesidade e Diabetes recruta voluntários para estudo sobre nefropatia diabética avançada

Instituição está em busca de voluntários diagnosticados com diabetes tipo 2 e nefropatia diabética para participar de estudo.    O Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do […]

Momento Diabetes | 04/12/2024

Instituição está em busca de voluntários diagnosticados com diabetes tipo 2 e nefropatia diabética para participar de estudo.   

O Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz está recrutando voluntários diagnosticados com diabetes tipo 2 e nefropatia diabética para participar do Estudo OBESE-DKD, que tem como objetivo avaliar novas abordagens no tratamento da nefropatia diabética, comparando a eficácia da cirurgia metabólica (bypass gástrico em Y de Roux) com melhor tratamento clínico na progressão da doença renal por diabetes.

A nefropatia diabética é uma complicação grave do diabetes tipo 2 e pode levar à falência dos rins, o que exige tratamentos como hemodiálise ou transplante renal. Ela não apresenta sintomas em seus estágios iniciais, e, quando não tratada a tempo, pode progredir de forma irreversível.

Segundo dados de 2023 da pesquisa Vigitel Brasil, do Ministério da Saúde, o Brasil ocupa a quinta posição entre os países com mais casos de diabetes, com 16,8 milhões de brasileiros vivendo com a condição. Além disso, o Censo de Diálise da Sociedade Brasileira de Nefrologia de 2018 indicou que cerca de 40% dos pacientes diabéticos também sofrem de nefropatia diabética.

O Estudo OBESE-DKD busca voluntários com diabetes tipo 2, idade entre 30 e 70 anos, IMC entre 30 e 45 kg/m², além do diagnóstico de nefropatia diabética. A pesquisa também define alguns critérios de exclusão, como diabetes tipo 1, cirurgias mal absortivas e restritivas prévias, doenças hepáticas e neoplasias recentes, entre outros.

Esses critérios serão confirmados por exames laboratoriais realizados durante uma consulta de triagem com o médico especialista.

Benefícios da participação

Os participantes do estudo receberão acompanhamento médico especializado durante três anos por uma equipe multidisciplinar composta por endocrinologistas, nutricionistas, fisioterapeutas e enfermeiros, garantindo cuidados contínuos e personalizados. Além disso, todos os participantes terão acesso às medicações mais recentes, fornecidas gratuitamente durante o estudo.

Para aqueles que forem selecionados para o grupo de cirurgia, os custos da cirurgia metabólica também serão cobertos integralmente. A participação no estudo é uma oportunidade de contribuir para o avanço da medicina, ao mesmo tempo em que se recebe tratamento de ponta para o controle da nefropatia diabética.

Como participar?

O estudo é liderado pelo Dr. Ricardo Cohen, head do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que está recrutando pacientes que preencham os critérios de inclusão. Se você tem diabetes tipo 2 e nefropatia diabética, sua participação pode ser essencial para a descoberta de novos tratamentos.

“Queremos com o estudo, desenvolver novas opções de tratamento para a principal comorbidade do diabetes, melhorando a qualidade de vida dos pacientes e propor, com isso, alternativas seguras para a redução de custos associados à doença”, ressalta o especialista.

Ainda segundo o Dr. Ricardo Cohen, a principal hipótese da pesquisa é que a cirurgia bariátrica em pacientes com nefropatia diabética avançada e obesidade pode ser realizada com segurança e, possivelmente, retardar a progressão da doença renal em comparação ao melhor tratamento clínico disponível.

“Além disso, o estudo irá avaliar fatores que incluem a remissão do diabetes tipo 2 e da hipertensão, as duas causas mais comuns de doença renal terminal”, destaca o pesquisador.

Para saber mais ou participar da triagem, preencha o formulário de pré-seleção disponível neste link.

Mais informações também podem ser obtidas pelos telefones: (11) 9-9206-0055 (incluindo WhatsApp); (11) 3549-0579 ou (11) 3549-0331.

Compartilhe