fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Agenda Nova Friburgo recebe capacitação em diabetes para agentes comunitários de saúde

Com o aumento crescente de número de casos de pessoas com diabetes, é fundamental que cada vez mais profissionais de saúde e a população em geral conheçam as formas de tratar esta condição crônica. Neste sentido, a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade realiza capacitação para agentes de saúde no dia 14 de junho em Nova Friburgo (RJ).

Letícia Martins | 13/06/2023

Com o aumento crescente de número de casos de pessoas com diabetes, é fundamental que cada vez mais profissionais de saúde, agentes de saúde e a população em geral conheçam as formas de tratar esta condição crônica. Neste sentido, a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade, que reúne associações de apoio a pessoas com diabetes, vem realizando diversas capacitações pelo Brasil.

A próxima será no dia 14 de junho, das 13h às 17h, no Plenário da Câmara Municipal de Nova Friburgo (RJ), e será destinada aos agentes comunitários de saúde. Esta edição conta com a parceria com a Associação Doentes Crônicos do Brasil, Associação Cearense de Diabéticos e Hipertensos, a Associação de Diabetes de Cambuí-MG (ADCMG) e a ADJ Birigui.

Desde janeiro deste ano, as profissões de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias são reconhecidas como profissionais de saúde e são responsáveis por identificar áreas e situações de risco individual e coletivo; encaminhar as pessoas aos serviços de saúde sempre que necessário; orientar as pessoas, de acordo com as instruções da equipe de saúde; acompanhar a situação de saúde das pessoas, para ajudá-las a conseguir bons resultados.

Além disso, desde 2018, estes profissionais podem aferir a pressão e a glicemia da população e encaminhar as pessoas aos serviços de saúde, caso haja alteração em algum dos índices, tendo um papel relevante no diagnóstico precoce de diabetes e hipertensão. Mas para que estas tarefas possam ser executadas com êxito, os profissionais precisam ser treinados e autorizados legalmente.

Clique aqui e acesse o site da Coalização para saber mais informações.

Compartilhe