***Texto escrito pela Eneida Ramos, nutricionista clínica, funcional e educadora em diabetes, colaborada da revista Momento Diabetes. Texto publicado na edição 23.
Que ela é atraente e chama muito a atenção, não temos dúvida. Além disso, é bem conhecida. Ganhou fama de proibida por causa da história bíblica de Adão e Eva. Chegou até a envenenar uma princesa muito querida pelas crianças num certo conto infantil. Ops, parece que a reputação dela não é boa, mas precisamos mudar essa imagem urgente!
Fonte de vitaminas, minerais e fibras, a maçã traz diversos benefícios para a nossa saúde, tanto é que existe até uma expressão em inglês que diz: “A apple a day keeps the doctor away”, ou seja, uma maçã todo dia deixa o médico longe.
O ditado tem as suas razões, como vou te mostrar a seguir:
Saúde bucal
Morder e mastigar uma maçã estimula as gengivas, ajuda a manter os dentes e os músculos da face saudáveis.
Saúde do coração e prevenção do câncer
A maçã oferece fibras boas (solúveis e insolúveis). O ideal é comer a fruta inteirinha (só deixar o caroço mesmo), pois quase metade da vitamina C da maçã está logo abaixo da casca, assim como os antioxidantes.
Além das vitaminas e minerais, ela oferece carotenoides e flavonoides, que ajudam na saúde cardiovascular e na prevenção de alguns tipos de câncer.
Controle da glicemia
Estudos mostram que pessoas com diabetes que consomem maçãs regularmente têm menores variações de glicose depois das refeições, graças às fibras solúveis contidas na fruta.
Leia mais sobre outros alimentos no Na Feira da edição 23 da Momento Diabetes.
Fonte: Revista Momento Diabetes nº 23. Confira na nossa loja virtual.