fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Fabiana Couto Arteterapia ajuda pacientes com a aceitação do diagnóstico de diabetes

No relato da Lyvia, entendemos que ela intuitivamente trouxe um dom que tinha como recurso para lidar com o diagnóstico. Além desse dom, existe também, de forma […]

Fabiana Couto | 28/09/2022

No relato da Lyvia, entendemos que ela intuitivamente trouxe um dom que tinha como recurso para lidar com o diagnóstico. Além desse dom, existe também, de forma bastante estruturada, a arteterapia. A psicóloga e arteterapeuta Sandra Regina Santos, de 62 anos, utiliza a técnica para ajudar os pacientes com a aceitação do diagnóstico. “A associação dos instrumentos da arteterapia não trabalha com a crítica, mas com o fazer afetivo. Existem muitos processos e recursos para expressar nossas emoções, sentimentos e pensamentos desorganizados”, explica.

Voluntária em projetos e atendimentos sociais na Associação dos Diabéticos da Lagoa (Adila), no Rio de Janeiro, Sandra esclarece que a “arte na terapia desenvolve a criatividade”. “Não existe o feio. O que existe é uma expressão a partir do fazer que envolve o afeto. Usamos também os sonhos como uma forma de expressão, trazendo do inconsciente para o consciente.”

Além dos resultados que observa em seus pacientes, Sandra afirma que a arteterapia a ajudou muito no processo de aceitação do próprio diagnóstico de diabetes tipo 2, que aconteceu de repente, em 1993, após duas cirurgias para retirar um tumor benigno no pâncreas e no baço.

Ela diz que a aceitação foi prejudicada pela falta de informação. Na época, o diabetes de Sandra não estava bem controlado e ela começou a apresentar dificuldades para enxergar. Felizmente, os sinais de cegueira foram revertidos após 3 meses de tratamento contínuo com a insulina e hábitos saudáveis. “Todos os dias, faço alguma atividade artística. Pinto uma tela ou tecido, bordo ou faço crochê, por exemplo. Além disso, amo dançar, principalmente tango! Assim, vou quebrando qualquer negatividade ao redor do diabetes”, completa.

Leia mais da matéria na edição 31 da Momento Diabetes.

Fonte: Revista Momento Diabetes nº 31. Confira na nossa loja virtual.

***Texto escrito pela Fabiana Couto, colaboradora da revista Momento Diabetes, e publicado na edição 31.

Leia mais: Insumos do diabetes aplicados à arte

Arteterapia para lidar com o diagnóstico de diabetes

Compartilhe