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Alimentação Alimentação no verão

***Texto escrito pela nutricionista Martha Amodio, coordenadora do caderno de receitas da Momento Diabetes e publicado na edição 19. Praia, sol, mar, piscina e muita alegria no ar. Assim […]

Martha Amodio | 11/01/2022

***Texto escrito pela nutricionista Martha Amodio, coordenadora do caderno de receitas da Momento Diabetes e publicado na edição 19.

Praia, sol, mar, piscina e muita alegria no ar. Assim é o verão, uma das estações mais fáceis para se alimentar melhor.

Preparações leves, saborosas e cheias de nutrientes devem fazer parte dessa estação. Sem levar em conta a importância de ter uma alimentação rica em líquidos, menos seca, afinal, desidratamos fácil nessa época do ano.

Aproveite para utilizar o arco-íris da alimentação, que publicamos na seção Na Feira da edição 13, para colorir suas refeições, pois cada cor de alimento traz nutrientes diferentes.

Coloque o arco-íris na sua geladeira e consulte a lista sempre que for preparar uma refeição, assim você conseguirá variar bastante. Por exemplo, se no almoço utilizou a alface (verde) e o tomate (vermelho), no jantar use a cenoura (laranja), o repolho roxo e assim sucessivamente. Tem outro detalhe: variar os tipos de saladas e molhos ajuda a família apreciar sempre uma boa salada sem enjoar. Por isso, nessa edição, trazemos algumas sugestões.

Faça compras ao ar livre, frequente feiras, converse com os produtores de alimentos e pesquise em sua cidade onde estão as feiras orgânicas. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) disponibiliza o Mapa de Feiras Orgânicas em todo Brasil no site www.feirasorganicas.org.br.

Outra dica é consultar o site www.csabrasil.org da Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA).

Confira abaixo as receitas do caderno Momento Delícia da edição 19 da Momento Diabetes: especial verão.

Receitas de verão

Sucos Funcionais

  • Suco verde
  • Suco amarelo

Pratos de Verão

  • Tabule com trigo sarraceno
  • Wrap verde
  • Wrap de atum
  • Salada mediterrânea no pote

Molhos para Salada

  • Padthai
  • Iogurte com hortelã
  • Maionese de ervas

Sobremesas

  • Smotthie snickers
  • Granola low carb
  • Torta cremosa de coco
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