fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Alimentação Aplicativos que ajudam a controlar a glicemia

É enorme o número de aplicativos que são lançados com o objetivo de facilitar nosso dia a dia, mas quais deles realmente podem nos ajudar? Sou nutricionista […]

Deise Santiago | 22/09/2022

É enorme o número de aplicativos que são lançados com o objetivo de facilitar nosso dia a dia, mas quais deles realmente podem nos ajudar? Sou nutricionista e tenho diabetes tipo 1. Faço contagem de carboidratos e aplico insulina várias vezes ao dia, por isso, sei como é desafiador manter o diabetes sob controle.

Às vezes, dá preguiça de contar os carboidratos da refeição e a gente acaba chutando quanto vai aplicar de insulina. E anotar as glicemias para mostrar na consulta? Eu sei, não é fácil! Eu vivo isso também todos os dias.

Mas vamos combinar: é muito importante ter esses dados para conversar com o médico e, assim, podermos ajustar o tratamento e facilitar o controle do diabetes. E já que estamos o tempo todo com o celular no bolso ou na palma da mão, por que não utilizar um aplicativo para facilitar esse processo?

Há ótimos aplicativos que fornecem vários recursos úteis para quem tem diabetes, como tabelas de carboidrato dos alimentos, método para calcular a dose de insulina, diário glicêmico e alimentar, médias de glicemia, valor esperado do exame de hemoglobina glicada e a possibilidade de dividir essas informações com seu médico e/ou nutricionista.

Ferramentas como essas não substituem a consulta com um nutricionista, pois é este profissional de saúde que está apto a montar um plano alimentar adequado para o perfil de cada pessoa. Quando você tem um acompanhamento nutricional que te mostra o quanto deve consumir de carboidrato por refeição, fica extremamente mais fácil fazer as escolhas usando os aplicativos. E, sabendo que o controle do peso e da glicemia são fundamentais para evitarmos quaisquer complicações, a dica é: use a tecnologia a seu favor!

A convite da Momento Diabetes, testei alguns aplicativos e compartilho com você, abaixo, como foi minha experiência.

Leia a matéria completa na edição 33 da revista Momento Diabetes digital gratuitamente. Saiba como acessar clicando aqui.

Fonte: Revista Momento Diabetes nº 33.

***Texto escrito pela Deise Santiago, colaboradora da revista Momento Diabetes, e publicado na edição 33.

Leia mais: Treinar conectado

Atualizações tecnológicas para tratar o diabetes

Compartilhe