fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Crianças Alice Vilas Boas, de 4 anos e DM1, foi destaque no artigo da revista Momento Diabetes

No que se refere ao diabetes, existem alguns fatores que contribuem para o melhor enquadramento da alimentação, principalmente para crianças diagnosticadas muito pequenas, pois desde cedo elas […]

Elcilene Souza | 05/04/2022

No que se refere ao diabetes, existem alguns fatores que contribuem para o melhor enquadramento da alimentação, principalmente para crianças diagnosticadas muito pequenas, pois desde cedo elas aprendem e compreendem a importância e o papel da alimentação no seu tratamento.

Destaco como exemplo a Alice Vilas Boas, de 3 anos e 9 meses, diagnosticada desde 1 ano e 2 meses. Antes do diagnóstico, a ingestão de doces não fazia parte da sua alimentação. Atualmente, ela possui uma alimentação sem restrições, com o uso moderado e controlado dos alimentos “doces”.

Todo esse trabalho só é possível através da psicoeducação sobre o tratamento do diabetes; introdução de autonomia na escolha dos alimentos por parte dos pais; explicação de maneira lúdica sobre a quantidade do alimento a ser ingerido e sobre a importância de avisar aos pais sobre o que está sendo ingerido.

Precisamos compreender a importância de uma alimentação adequada, equilibrada e na mesma intensidade garantir que nossa saúde mental também esteja em equilíbrio. Para isso, cabe a nós, pais, reconhecer e respeitar os nossos limites, aceitar que precisamos de ajuda, aprender a nomear e lidar com os nossos sentimentos. Precisando de ajuda, procure um profissional especialista.

Leia mais da matéria na edição 31 da Momento Diabetes.

Fonte: Revista Momento Diabetes nº 31. Confira na nossa loja virtual.

***Texto escrito pela Elcilene Souza, colaboradora da revista Momento Diabetes, e publicado na edição 31.

Compartilhe