fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Tratamento A pele de quem tem diabetes demora mais para cicatrizar?

Com o passar dos anos, pequenos vasos da pele e seus nervos são acometidos pelas altas taxas de açúcar no sangue, dificultando a cicatrização. O endocrinologista Dr. […]

Letícia Martins | 08/07/2022

Com o passar dos anos, pequenos vasos da pele e seus nervos são acometidos pelas altas taxas de açúcar no sangue, dificultando a cicatrização.

O endocrinologista Dr. Wild Cavalcante explica que, com o passar dos anos, em pessoas com diabetes, principalmente não controlado, estruturas como os pequenos vasos da pele e seus nervos são acometidos pelas altas taxas de açúcar na circulação.

Segundo ele, “o excesso de glicose danifica o suprimento vascular para os pequenos nervos da pele, chamados de Vasa nervorum, causando infarto dos nervos. Como consequência, a perfeita e magnífica cascata de cicatrização será alterada prejudicando a resposta e tempo de cicatrização”.

Isso não acontece logo de imediato, por esse motivo muitas pessoas com diabetes referem ter uma ótima cicatrização no início do diabetes. “Contudo, ressalto que se não houver o controle glicêmico ao longo dos anos, a chance de desenvolver defeitos na cicatrização podem ocorrer”, afirma o médico.

Leia a matéria completa na edição 32 da revista Momento Diabetes digital gratuitamente. Saiba como acessar clicando aqui.

Fonte: Revista Momento Diabetes nº 32.

***Texto escrito pela Letícia Martins, diretora de redação da revista Momento Diabetes, e publicado na edição 32.

Leia mais: Por que a pele de quem tem diabetes é mais sensível?

Compartilhe