No dia 9 de novembro, das 14h às 17h, o Fórum Intersetorial de Condições Crônicas Não Transmissíveis (FórumCCNTs) promoverá o encontro online “Diabetes no Brasil: como melhorar cuidados e prevenir complicações”. A iniciativa conta com o apoio de diversas instituições e empresas, entre elas a Momento Saúde Editora e a revista Momento Diabetes. A participação é gratuita, mediante inscrição.
O evento reunirá pesquisadores, profissionais de saúde, representantes de instituições públicas e privadas e lideranças em defesa dos direitos das pessoas com diabetes para discutir desafios e soluções que possam contribuir para melhorar a qualidade da assistência no país.
Entre os principais temas estão o diagnóstico precoce, o acesso a exames e ao monitoramento da glicose, a incorporação de tecnologias, a disponibilidade de tratamentos de qualidade e a prevenção de complicações relacionadas ao diabetes tipo 1 e tipo 2.
Mais do que promover o debate, o encontro pretende dar continuidade às discussões e avançar na construção de uma Carta de Recomendações ao Ministério da Saúde, ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e a outras autoridades. O documento deverá reunir propostas baseadas em evidências científicas e experiências práticas para aprimorar a assistência às pessoas com diabetes no Brasil.
Diabetes tipo 1 e tipo 2 em pauta
A programação está dividida em dois blocos temáticos, além de apresentações sobre o panorama do diabetes no Brasil e o uso racional de recursos para ampliar o acesso aos cuidados e melhorar os resultados em saúde.
O primeiro bloco será dedicado ao diabetes tipo 1, com discussões sobre a importância do diagnóstico precoce, a prevenção da cetoacidose diabética, o rastreamento de autoanticorpos e o acesso a tecnologias, como sensores de monitoramento contínuo da glicose e bombas de insulina.
Também serão abordadas a organização da assistência ao diabetes tipo 1 no Sistema Único de Saúde (SUS), as perspectivas de avanços nos próximos anos e experiências de programas públicos que disponibilizam tecnologias para o tratamento.
Um dos pontos centrais será a discussão sobre estratégias para enfrentar a redução de até 25 anos na expectativa de vida de pessoas com diabetes tipo 1, conforme destacado entre os objetivos do encontro.
Já o segundo bloco terá como foco o diabetes tipo 2, especialmente os desafios da Atenção Primária à Saúde. Os especialistas discutirão estratégias para ampliar o rastreamento e o diagnóstico precoce do diabetes e do pré-diabetes, além da importância dos exames periódicos para identificar e tratar oportunamente complicações que afetam os olhos, os rins e os pés.
O acesso a tratamentos que proporcionem proteção cardiovascular e renal, assim como o uso da telessaúde e a capacitação dos profissionais da Atenção Primária, também estarão entre os assuntos apresentados.
Especialistas e instituições reunidos pelo avanço dos cuidados
Entre os participantes confirmados estão Alexei Volaco, da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD); Monica Gabbay, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Instituto Brasileiro de Tecnologia em Diabetes (IBTED); Vanessa Montanari, do IBTED; Maria Inês Schmidt, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Hermelinda Pedrosa, da SBD; e Lilian Carmo, da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).
O encontro também contará com representantes do Ministério da Saúde, do CONASEMS, da ADJ Diabetes Brasil e de outras instituições, além de especialistas que apresentarão experiências e iniciativas voltadas à melhoria da assistência.
Na etapa final, os palestrantes participarão de um debate sobre como fortalecer a colaboração entre diferentes setores para reduzir complicações e mortes prematuras relacionadas ao diabetes.
O encerramento está previsto para as 17h, com a leitura da Carta de Recomendações, convite para que instituições apoiem o documento e anúncio da Conferência Livre do FórumCCNTs, prevista para o início de 2027.
A proposta é transformar o conhecimento científico e as experiências compartilhadas em recomendações concretas, capazes de contribuir para o aprimoramento das políticas públicas e dos cuidados oferecidos às pessoas com diabetes em todo o país.
Serviço
Evento: Diabetes no Brasil: como melhorar cuidados e prevenir complicações
Data: 9 de novembro de 2026 (segunda-feira)
Horário: das 14h às 17h
Formato: online
Organização: FórumCCNTs
Apoio: diversas instituições e empresas, incluindo Momento Saúde Editora e revista Momento Diabetes
Participação: gratuita, mediante inscrição
Programação completa: https://www.forumccnts.org/post/evento-diabetes-no-brasil
Inscrições gratuitas: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_nX71pmcETK-7wB940IjSOw#/registration