fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Giro Saúde Taubaté tem ponto de arrecadação de insulina e insumos para vítimas das chuvas no RS

As doações podem ser entregues nesta 5ª feira (08/05), das 09h às 18h, na clínica da nutricionista Fernanda Tupinambá, Espaço Ampliar Mente, no Jd. das Nações. Ação ocorre em parceria com a Momento Diabetes.

Momento Diabetes | 08/05/2024

Taubaté tem ponto de arrecadação de insulina e insumos para vítimas das chuvas no RS

A revista Momento Diabetes e a nutricionista Fernanda Tupinambá estão se unindo para receber doações de insulina e insumos para enviar para Porto Alegre. Doações devem ser feitas somente nesta 5ª feira, dia 09 de maio.

Diversas pessoas e associações de apoio espalhados pelo Brasil estão se mobilizando para arrecadar recursos para ajudar quem convive com diabetes no Rio Grande do Sul (RS). Devido às enchentes dos últimos dias, o estado passa por uma crise de falta de insulina e de itens importantes para manter o controle da glicemia e a vida a salvo.

Em Taubaté, na Região Metropolitana do Vale do Paraíba Paulista, a revista Momento Diabetes e a nutricionista Fernanda Tupinambá uniram forças para arrecadar doações de medicamentos e insumos para as vítimas das enchentes no estado gaúcho.

A arrecadação será realizada somente nesta quinta-feira, dia 09/05/2024, das 09h às 18h, na clínica da Fernanda Tupinambá, Espaço Ampliar Mente, Rua Canadá, 290, Jardim das Nações, em Taubaté (SP).

Podem ser doados:

  • Qualquer tipo de insulina, desde que os frascos ou canetas estejam lacrados e armazenados em caixas de isopor com gelox para não estragarem
  • Agulhas para aplicação de insulina
  • Seringas para aplicação de insulina
  • Cateteres para bomba de insulina
  • Tiras reagentes, lancetas e lancetadores para medir a glicemia
  • Aparelho de medir a glicemia (glicosímetro)

Essas doações serão entregues pela Momento Diabetes na sede da ADJ Diabetes Brasil no dia 10/05/2024, que irá enviar para o Instituto da Criança com Diabetes (ICD-RS), sediado em Porto Alegre.

O ICD-RS também precisa de doações em dinheiro para adquirir os medicamentos e insumos que faltam. Quem puder doar, pode usar a chave PIX que é o CNPJ do ICD-RS: 02774358000105

Sobreo ICD-RS

O ICD-RS é uma instituição sem fins lucrativos que atende cerca de 5 mil pessoas com diabetes e seus familiares. Trata-se de uma instituição séria, fundada pelo endocrinologista Dr. Balduino Tschiedel, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e que tem um filho com diabetes tipo 1.

O ICD-RS presta atendimento gratuito, através do Sistema Único de Saúde (SUS), mediante convênio de parceria com o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) ligado ao Ministério da Saúde, e conta com uma equipe multidisciplinar formada por endocrinologistas, nefrologista, oftalmologistas, psiquiatras, enfermeiras, nutricionistas, psicóloga, dentistas, assistentes sociais e profissionais de educação física.

Para informações, o WhatsApp do ICD-RS é o (51) 98168-1654

O site do ICD-RS é: https://icdrs.org.br/

As ações podem ser vistas no www.instagram.com/institutodacriancacomdiabetes

Sobre o diabetes

O diabetes é uma condição crônica de saúde caracterizada pelo aumento da taxa de açúcar (glicose) no sangue. Existem vários tipos de diabetes, entre eles o tipo 1 (DM1), que é uma doença autoimune na qual o pâncreas da pessoa não produz este hormônio essencial para regular os níveis de açúcar glicose no sangue. Assim, pessoas com DM1 precisam aplicar insulina todos os dias.

A falta de insulina faz a glicemia aumentar muito, levando a pessoa a um quadro de cetoacidose diabética que, se não for socorrida a tempo, causa a morte.

A revista Momento Diabetes resolveu se mobilizar pela causa, pois a sede está em Taubaté, na mesma cidade onde a nutricionista Fernanda Tupinambá, que tem diabetes tipo 1, atua. Elas acreditam que juntas podem fazer a diferença e contribuir para amenizar o sofrimento das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Matéria atualizada em 12/05/2024, às 09h: ICD-RS suspende temporariamente recebimento de insulinas e insumos. Doações podem ser feitas via PIX

Compartilhe