fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Diabetes tipo 1 Pre1Brazil: estudo inédito busca formas de prevenir o diabetes tipo 1

Será possível prevenir o diabetes tipo 1? Essa é a pergunta que milhares de mães, pais, médicos fazem. Pesquisadores brasileiros se uniram em busca da resposta.

Letícia Martins | 30/08/2022

Por Letícia Martins, jornalista especializada em saúde e editora-chefe da Momento Diabetes

Você já deve ter lido na Momento Diabetes ou ouvido seu médico explicar: o diabetes tipo 1 é uma doença autoimune para a qual existe tratamento, mas não a cura. Até o momento. As causas ainda são conhecidas e, por isso mesmo, muito se investiga.

Este tipo de diabetes é totalmente diferente do tipo 2, que atinge a maioria das pessoas com diabetes e, em muitos casos, poderia ter sido evitado. Uma pessoa que apresente fatores de risco para o diabetes tipo 2, como histórico familiar, sedentarismo, excesso de peso e vício de fumar, pode passar por esta vida sem desenvolver o diabetes tipo 2 adotando hábitos saudáveis.

Mas no caso do diabetes tipo 1 o mistério ainda persiste. Será que é possível evitar que ele apareça? Para saber a resposta é preciso pesquisar. E o Brasil parece ser um país abençoado com pesquisadores dedicados e a área da medicina em constante evolução. Prova disso é que um grupo de médicos da Universidade Federal do Ceará (UFC) iniciou o estudo “Pre 1 Brazil” para investigar se e como seria possível prevenir ou pelo menos retardar o aparecimento do diabetes tipo 1.

O lançamento do estudo Pre 1 Brazil foi feito durante o EndoDEBATE 2022, evento idealizado pelo endocrinologista Dr. Carlos Eduardo Barra Couri entre os dias 14 e 17 de julho, na capital paulista. Os endocrinologistas Dra. Jaquellyne Penaforte e Dr. Renan Montenegro Junior, pesquisadores da UFC, participaram da abertura do EndoDEBATE e explicaram como será conduzido o estudo e os critérios de inclusão de voluntários para a pesquisa, os quais já adianto aqui: poderão se inscrever pessoas com idade entre 18 e 35 anos, que apresentem glicemia em jejum entre 100 e 125 mg/dL, hemoglobina glicada entre 5,7% a 6,4% e qualquer anticorpo positivo.

O cadastro de voluntários deverá ser feito pelo médico (sim, é preciso ter o número do CRM) diretamente no portal https://www.pre1brazil.com.br/ . Utilizando a tecnologia mHealth será possível que médicos do Brasil inteiro se tornem pesquisadores deste estudo e, quem sabe, possamos chegar a uma resposta positiva para o título desta matéria.

 

Leia também:

Diabetes tipo 1 não controlado reduz em 33 anos a expectativa de vida no Brasil

Nova rede social reúne pessoas com diabetes tipo 1, familiares e profissionais de saúde em um só lugar

Diabetes tipo 1 no Brasil causa complicações em 31% dos jovens diagnosticados

 

Compartilhe