Coloque seu celular no modo retrato

São muitos benefícios em ser assinante! Cadastre-se, Deguste sua Edição GRÁTIS e Assine!

Notícias Pessoas com diabetes precisam tomar vacina contra a influenza

A campanha de vacinação contra a influenza já começou e quem tem diabetes precisa tomar. Mas você sabia que há outras vacinas especialmente recomendadas para esse público?

Redação | 23/04/2020

Pessoas com diabetes precisam tomar vacina contra a influenza

O risco de contrair infecções é maior em quem tem alguma doença crônica, como o diabetes, do que em outras pessoas. Esse é um dos fatores que torna tão necessário manter a carteira de vacinação em dia.

Devido à pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), a campanha de vacinação contra a influenza foi antecipada para março pelo Ministério da Saúde e as pessoas com diabetes fazem parte dos grupos prioritários. Por isso, queremos saber: você já se protegeu contra a influenza?

Para evitar a contaminação pela Covid-19, algumas recomendações estão sendo feitas, como a vacinação em casa ou a drive-thru, que é realizada sem a pessoa sair de dentro do carro. Para os demais casos, a indicação é manter distanciamento de alguns metros entre as pessoas na fila, usar máscaras e lavar as mãos com frequência.

A vacina contra a gripe não tem eficácia contra o coronavírus, mas é extremamente importante. Como os sintomas são parecidos, a vacinação pode ajudar na diferenciação entre as duas doenças. Se o indivíduo recebeu a dose contra a influenza, mas apresenta tosse e falta de ar, por exemplo, os profissionais da saúde saberão que não é gripe.

Mas há outras vacinas tão importantes quanto essa para nos proteger de infecções fúngicas, virais e bacterianas, como:

  • Influenza, que já destacamos acima;
  • Pneumocócicas (prevenção da pneumonia);
  • Hepatite B;
  • Varicela (catapora);
  • Herpes zoster;
  • Entre outras.

 

GUIA DE IMUNIZAÇÃO

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) junto com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) lançaram em 2019 o guia de imunização para médicos e pacientes destacando da importância da vacinação em pessoas com diabetes.

 

CLIQUE AQUI para baixar o guia em PDF e ficar bem informado!

Compartilhe