Por Lorena Bucher*
A Associação de Diabéticos do Espírito Santo e Amigos (ADIES) surgiu há 9 anos após o presidente Alexandre Loyola ter seu filho pequeno diagnosticado com diabetes mellitus tipo 1.
Como não havia nenhuma associação em prol das pessoas com diabetes no Estado, Loyola resolveu criar uma instituição filantrópica que ajudasse a difundir informações sobre o diabetes tipo 1 e tipo 2, com o objetivo de desmistificar a doença e reforçar as mudanças necessárias.
A ADIES possui sede própria, com dois consultórios e uma funcionária, a secretária. Os demais membros são voluntários da área de saúde (enfermeiro, nutricionista, podiatra, endocrinologista, psicólogo, entre outros). A associação não recebe ajuda de nenhum órgão do governo, apenas doações e arrecadação com eventos.
Realiza atendimentos multiprofissionais de acordo com a disponibilidade dos voluntários atuantes em cada área. No ano de 2018 houve cerca de 340 atendimentos e, em 2019, 390. Durante a pandemia não foi possível fazer esse cálculo, mas o trabalho foi mantido dentro dos meios que dispunham.
Ações importantes
O trabalho da ADIES é tentar minimizar e erradicar os efeitos decorrentes das complicações do diabetes através de várias ações como a prevenção primária (conscientização nas escolas e sociedade) e secundária (ajudando a atender e capacitar profissionais na área específica).
Este ano, a ADIES contou com participação na Coalizão Vozes do Advocacy, a fim de unir forças para a causa no Brasil. Com metas robustas para o segundo semestre, será realizado o 1º Encontro de Diabetes que será chamado de o Anjos do Diabetes, além de uma ação com o Sindibares do Estado (ainda em negociações).
Outras ações realizadas pela ADIES são:
- Blitz Glicêmica: parte da equipe técnica vai até um local, como shopping, para fazer aferição de glicemia capilar no intuito de alertar precocemente alterações e propagar conhecimento em saúde;
- Apoio a eventos: nos anos pregressos, a ADIES participou do primeiro piquenique do Diabéticos da Ilha, um grupo de pessoas com diabetes tipo 1 que também organizaram o evento de Subida no Morro do Moreno;
- Curso de contagem de carboidratos: direcionado a profissionais de nutrição e saúde;
- Grupos de contagem de carboidratos: composto por pais e/ou pacientes para aprenderem a técnica de contagem de carboidrato;
- Doutores Solidários: equipe de médicos parceiros de algumas especialidades, como endocrinologista, endocrinopediatra, oftalmologista, nefrologista, gastroenterologista, que atendem pacientes em vulnerabilidade social, conforme disponibilidade prévia;
- Palestras: realizadas em parceria com laboratórios e outras instituições como a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD);
- Diabetes nas Escolas: projeto idealizado pela Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte e Sociedade Brasileira de Diabetes e aplicado no Espírito Santo através do Centro de Referência Diabetes nas Escolas centralizado na ADIES;
- Teste Ocular: projeto para realização de exame de fundo de olho na sede da ADIES (ainda não executado).
Diabetes nas Escolas: saiba mais
Em janeiro de 2020, o projeto capacitou 328 merendeiras do município de Vitória. Todas realizaram Blitz Glicêmica e participaram de uma palestra sobre qualidade de vida e educação nutricional.
Em 2021, a iniciativa foi levada para o município de Vila Velha com a parceria da Secretaria de Saúde e Educação. Em dezembro houve capacitação para as nutricionistas da Secretaria de Educação e da empresa de merenda escolar Soluções, além de alguns profissionais da Secretaria de Saúde convidados.
Ainda para este ano está agendada a data para treinamento das merendeiras, com Blitz Glicêmica e nutricional (aferição de medidas corporais) e educação em saúde. O foco será os profissionais do setor primário e secundário de atenção básica à saúde.
Serviço:
Associação de Diabéticos do Espírito Santo e Amigos (ADIES)
Site: www.adies.com.br
Instagram: @adiesdiabeticoses
Telefone: (27) 99251-7220
*Lorena Bucher é coordenadora geral da Associação de Diabéticos do Espírito Santo e Amigos (ADIES).
Importante: opiniões contidas em artigos assinados não expressam necessariamente a opinião da editora Momento Saúde nem da Momento Diabetes.
Leia mais: Associação dos Doentes Crônicos do Brasil tem projetos para atender pessoas com diabetes