fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

Alimentação O poder hidratante dos alimentos

***Texto escrito pela Eneida Ramos, colaboradora da revista Momento Diabetes, e publicado na edição 19. O calor chegou e com ele vem aquela vontade de ficar o tempo todo […]

Eneida Ramos | 18/01/2022

***Texto escrito pela Eneida Ramos, colaboradora da revista Momento Diabetes, e publicado na edição 19.

O calor chegou e com ele vem aquela vontade de ficar o tempo todo em contato com a água para refrescar, não é mesmo? Na beira da piscina ou na areia da praia, quem é que resiste a um sorvete? Mas é importante tomar cuidado, pois a maioria dos picolés de frutas traz uma boa dose de açúcar, que faz a glicemia ir lá pra cima.

Nossa natureza é sábia e escolhe os alimentos de acordo com a temperatura. Nos dias mais frios, procuramos por opções mais calóricas, que podem aquecer o nosso corpo. Por outro lado, quando está quente, queremos alimentos que refrescam.

Já reparou como um simples copo de água fresca pode animar os ânimos e melhorar a disposição, combatendo a fadiga típica dos dias acalorados?

A água, além de ser a primeira no ranking da boa hidratação, é um dos líquidos com maior poder desintoxicante e, por essa razão, deve ser consumida diariamente, em quantidade suficiente para hidratar essa máquina que chamamos de corpo.

Outro motivo para consumir o líquido precioso é porque ele ajuda a prevenir doenças. A hidratação adequada permite que o intestino fique mais limpo, livre de impurezas que podem levar ao desenvolvimento de câncer do intestino, por exemplo. O sistema renal (bexiga, rins) e o fígado também são beneficiados com a ingestão regular de água.

Nos dias mais quentes, exagere nos vegetais crus (folhas), pois além de refrescar, eles reduzem a carga glicêmica da refeição, ajudando no controle da glicemia. Vale destacar que os grãos, como os feijões, aumentam a quantidade de água com o cozimento, diferentemente dos legumes, que perdem líquidos. Por isso, prefira a versão crua sempre que possível.

Vai servir farofa como acompanhamento? Hidrate-a com abobrinha e cenoura raladas, salsinha e cebolinha. Assim, você também estará aumentando o teor de fibras da farofa, reduzindo a carga glicêmica da preparação.

Se o objetivo for surpreender os convidados nos dias quentes, faça gelos e coloque pedacinhos de frutas, gengibre ou até flores comestíveis para enfeitar e deixar a água servida com cara de verão! Experimente também fazer gelo de sucos, como manga e goiaba, e colocar no copo de água gelada! Mas lembre-se de que cada cubo de gelo corresponde a 50 ml de suco, por isso a dica é acrescentar água para fazer um refresco.

Leia mais da matéria na edição 19 da Momento Diabetes.

Fonte: Revista Momento Diabetes nº 19. Confira na nossa loja virtual.

Compartilhe