fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

São muitos benefícios em ser assinante! Cadastre-se, Deguste sua Edição GRÁTIS e Assine!

Alimentação Recebi o diagnóstico de diabetes: nunca mais vou poder comer açúcar?

O açúcar é considerado um grande vilão do controle do diabetes. Mas você sabia que em algumas situações específica ele pode ser consumido? Confira no texto!

Redação | 19/02/2021

De fato, o açúcar eleva a glicemia e pode prejudicar o controle do diabetes. Porém, hoje, a nutrição e a medicina estão tão avançadas que é possível ter uma alimentação equilibrada e, com moderação, consumir um docinho de vez em quando. Claro que tudo vai depender do seu controle glicêmico e por isso a gente sempre aconselha você a consultar um nutricionista de sua confiança para saber o que é melhor incluir no seu plano alimentar.

Mas é importante entender que, em alguns casos, o açúcar pode ser necessário. Imagina que em uma crise de hipoglicemia, quem tem diabetes precisa consumir glicose e, neste caso, pode ser 15 g de açúcar diluído em água por exemplo, ou um copo de 200 ml de suco de laranja.

Outra situação possível de consumir doce é quando a pessoa faz contagem de carboidratos, que é um método muito bacana da nutrição para flexibilizar as refeições. Sabendo a quantidade exata de carboidrato que você vai ingerir na refeição, é possível aplicar a dose de insulina equivalente e assim evitar os aumentos de glicemia. Percebe que, com informação correta, você pode conviver bem com o diabetes?

Compartilhe