Por Natalia Bortolotti*
Termina nesta segunda-feira, 17 de junho, o prazo para inscrição na chamada pública sobre o uso de sensores de glicose (Sistema Flash de Monitorização da Glicose) no tratamento do diabetes tipo 1 e tipo 2.
Aberta pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) no dia 07 de junho, a chamada pública nº 42/2024 tem como objetivo receber inscrições de pessoas que poderão ser chamadas para contar suas experiências sobre a o uso da tecnologia em questão (sensor de glicose) no Sistema Único de Saúde (SUS) em comparação com a forma tradicional de monitorização da glicemia capilar (ponta de dedo, que é teste feito com o glicosímetro).
Os sensores de glicose permitem o controle contínuo da glicose, além de trazer a tendência de quedas ou subidas de glicemia (hipoglicemia ou hiperglicemia), permitindo assim que a pessoa com diabetes ou seu cuidador possa fazer a intervenções rápidas em prol da saúde. Essa tecnologia não está disponível na rede pública de saúde em todo o Brasil e, para avaliar essa incorporação, a Conitec realiza uma chamada pública e, posteriormente, uma consulta pública para conhecer a experiência dos pacientes e de quem convive com eles em relação ao uso do sensor de glicose.
A solicitação de incorporação do sensor de glicose no SUS foi feita pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e endossada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (Anad), Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes (Fenad), ADJ Diabetes Brasil e Instituto Diabetes Brasil (IDB).
Até às 09h55 desta segunda-feira, dia 17, a Conitec já havia recebido mais 10.600 cadastros!
Quem pode se inscrever na chamada pública?
Todas as pessoas que têm diabetes, familiares, cuidadores e pessoas que convivem com pacientes com diabetes podem participar da consulta pública.
As inscrições serão aceitas por um indivíduo, ou seja, um Cadastro de Pessoa Física (CPF). As inscrições estão abertas até o dia 17 de junho.
Como participar?
Para isso, é necessário seguir os passos:
- Para participar, é preciso estar logado no portal do Governo Federal. Portanto, acesse a sua conta no site gov.br, e autorize o uso de dados pessoais (procedimento padrão)
- Depois, entre no link: https://www.gov.br/participamaisbrasil/chamada-publica-42-2024-sistema-flash
- Responda ao questionário. Se você quiser ser chamado para contar sua experiência depois com o sensor, marque esta opção, mas caso não queira, só assinalar não.
A participação de todos é fundamental para mostrar à Conitec a importância deste tema!
*Natalia Bortolotti é estudante de jornalismo da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) e faz estágio na Momento Diabetes com supervisão da editora-chefe Letícia Martins.