***Texto escrito pela Jonathan Ribeiro, colaboradora da revista Momento Diabetes, e publicado na edição 27.
Estamos vivendo um período atípico, com um novo vírus invisível contaminando milhões de pessoas. Porém, o que o coronavírus tem de pequeno, ele compensa na potência e seu poder de infecção pode levar à morte.
Diante de um cenário tão desolador, uma centelha de esperança nos surge em tempo recorde. Envasada em frascos armazenados em baixas temperaturas, a vacina contra a Covid-19 é aguardada pela grande maioria de nós. Quem aí se emocionou sabendo que os pais ou os avôs já foram imunizados?
A tão desejada vacina tem outras finalidades, vamos dizer assim. Do ponto de vista epidemiológico e de saúde pública, o objetivo dela é promover uma segurança biológica para a população mundial e, ao mesmo tempo, diminuir o número de casos e internação em leitos de Unidades de Terapias Intensivas (UTIs). Já o objetivo imunológico da vacinação é promover uma eficácia no combate ao vírus por meio da estimulação do sistema imunológico de defesa do organismo.
Por isso, é tão importante que a vacina contra a Covid-19 possa ser disponibilizada à toda a população brasileira e mundial. Mas seja para quem já foi vacinado quanto para aqueles que estão esperando a vez, há alguns cuidados que podemos adotar para evitarmos ao máximo contrair esse vírus ou, caso sejamos contaminados, termos mais chances de combatê-lo: fazer o distanciamento social (aglomeração, nem pensar!), usar máscara e manter hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos.
Leia mais da matéria na edição 27 da Momento Diabetes.
Fonte: Revista Momento Diabetes nº 27. Confira na nossa loja virtual.