fbpx

Coloque seu celular no modo retrato

São muitos benefícios em ser assinante! Cadastre-se, Deguste sua Edição GRÁTIS e Assine!

Hora do Treino Você sabia que nossos músculos exercem uma função endócrina? Entenda no post!

Você não leu errado! Os nossos músculos são um órgão secretor de substâncias que se comunicam com outros tecidos, ou seja, os nossos músculos também são órgãos […]

Jonathan Ribeiro | 13/03/2021

Você não leu errado! Os nossos músculos são um órgão secretor de substâncias que se comunicam com outros tecidos, ou seja, os nossos músculos também são órgãos endócrinos.

Talvez você nunca tenha lido ou escutado falar da função endócrina dos nossos músculos, até porque é muito mais comum ser enfatizado as funções da musculatura para locomoção, proteção, melhoria do metabolismo, entre outras.

Com certeza você já almejou aumentar a massa muscular, os níveis de força muscular e até mesmo manter os músculos saudáveis. Pois bem. Há alguns anos, a nossa musculatura vem sendo considerada também como um órgão endócrino, graças à liberação de substâncias hormonais classificadas como miocinas.

As miocinas são substâncias produzidas pela nossa musculatura e possuem a capacidade de agir em outros órgãos e/ou sistemas do nosso corpo. Várias são as miocinas produzidas pela musculatura e várias também são as funções que elas desempenham.

Podemos citar aqui algumas das miocinas até hoje evidenciadas na ciência: mionectina, decorina, miostatina, interleucina 6, BDNF, SPARC, interleucina 15, FGF21 e BAIBA, das quais apresentam nomes bem incomuns.

Uma miocina vem tendo um destaque especial: a irisina. Ela ficou bem famosa recentemente ao agir em células adiposas, dificultando a infecção pelo Sars-Cov2, o vírus causador da Covid-19.

As miocinas desempenham diversas funções: aumentam a captação de glicose pelo tecido adiposo, o GLP-1 e a lipólise (utilização da gordura como fonte de energia), inibem as células cancerígenas, melhoram a memória e a aprendizagem, etc…

Leia mais da matéria na edição 26 da Momento Diabetes.

Fonte: Revista Momento Diabetes nº 26. Confira na nossa loja virtual.

Compartilhe